Lusiadas.pt > Blog > Listagem Blog

Categorias

2 min

O que é a dermatite atópica e qual o tratamento

É a doença inflamatória cutânea mais comum nos países desenvolvidos e afeta homens e mulheres de todas as idades, ainda que tenha maior prevalência nas crianças.

4 min

Hérnia inguinal: sintomas, cirurgia e pós-operatório

A hérnia inguinal ocorre quando um conteúdo interior do abdómen, como o intestino ou a bexiga, sai através de um ponto de fraqueza da parede abdominal, na região da virilha. É geralmente dolorosa e afeta sobretudo os homens.

3 min

Picada de inseto: dicas para se proteger este verão

Há maior probabilidade de sofrer uma picada de inseto nos meses mais quentes. Saiba como se proteger em Portugal ou em viagens para outras latitudes.

3 min

Otite: saiba os sintomas, os tipos e o tratamento

Há vários tipos de otite, que variam conforme a parte do ouvido afetada, a causa e o seu tempo de duração.

3 min

Festivais de verão: a importância da socialização para a saúde mental

Estar com outras pessoas num ambiente descontraído e de diversão, como os festivais de verão, contribui para o bem-estar, combatendo a ansiedade e a depressão.

3 min

Aclimatação: prepare o seu exercício em temperaturas extremas

Se participar em competições desportivas em locais de temperatura extrema, deve preparar-se, fazendo a aclimatação térmica em altas temperaturas.

2 min

Será COVID-19, constipação, gripe ou alergias?

Com os sintomas a sobreporem-se frequentemente, como é que se consegue saber quando é uma alergia, uma constipação, uma gripe ou uma infeção por COVID-19?

4 min

Os 4 níveis essenciais da prevenção

No que toca à saúde, prevenir é sempre o melhor remédio. Conheça os níveis de prevenção e evite o desenvolvimento de patologias.

5 min

Medicina Preventiva: saiba que patologias ajuda a prevenir

A vacinação, o despiste precoce de cancros e a promoção de comportamentos de vida saudáveis ajudam a prevenir várias patologias graves.

3 min

Cuidados paliativos: promover o alívio do sofrimento e a dignidade da pessoa

Os cuidados paliativos são fundamentais para promover a qualidade de vida do doente, a sua autonomia e dignidade, tendo como objetivos: o alívio dos sintomas físicos, o apoio psicossocial e espiritual, e ainda o apoio à família.