Lusiadas.pt > Blog > Listagem Blog

Categorias

5 min

Puerpério. Como cuidar da mãe e os sinais de alerta

A partir do momento em que o bebé nasce, as atenções centram-se nele. Mas é também importante centrar alguma da atenção na mãe, que atravessa um período único e de maior fragilidade. 

6 min

Síndrome do Ovário Poliquístico: quais os sintomas e como tratar

A condição é frequentemente associada à subfertilidade e à infertilidade, mas origina outros problemas que prejudicam largamente a vida da mulher.

8 min

Senologia: diagnosticar e tratar doenças da mama 

Trata-se de uma área médica, formada por uma equipa de especialistas multidisciplinar, focada no tratamento de patologias da mama, desde o cancro a outras doenças benignas. 

4 min

Mamografia: o que é e como se faz

Importante para o rastreio e deteção precoce do cancro da mama, a mamografia é um exame que utiliza o raio-X e permite uma avaliação geral da mama.

3 min

Histerossalpingografia: o que é e como se faz?

Tem riscos mínimos e usa raios X para detetar se existe alguma patologia no útero e nas trompas de Falópio que possam explicar a dificuldade de uma mulher para engravidar.

3 min

10 factos e mitos sobre infeções urinárias

As mulheres são de facto as principais afetadas, devido a causas anatómicas. Mas, apesar de geralmente ser necessário recorrer a antibióticos, por vezes pode-se tratar uma infeção urinária sem recorrer a eles. João Varregoso, coordenador da Unidade de Urologia do Hospital Lusíadas Lisboa, esclarece os mitos e explica o que está em causa.

2 min

O copo menstrual é melhor do que um penso ou tampão?

Apesar de serem pouco conhecidos pela maioria das mulheres, são uma alternativa mais barata e ecológica. Conheça as vantagens e os cuidados a ter na utilização.

1 min

Joanetes: o que são e como se tratam?

Paulo Amado, coordenador da Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto, e a podologista Carla Ferreira, também do Hospital Lusíadas Porto, explicam-lhe num vídeo o que são os joanetes e os seus tratamentos. Obtenha ainda a resposta para algumas dúvidas frequentes.

2 min

Próteses mamárias: dúvidas frequentes

Evite a exposição solar, faça fisioterapia durante um mês e vá ao médico uma vez por ano. Mais tarde pode amamentar? Sim. E a sensibilidade da mama diminui? Não. António Conde, coordenador da Unidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital Lusíadas Porto, ajuda a esclarecer estas e outras dúvidas.

1 min

Pôr pepino nos olhos ajuda as olheiras a desaparecer?

É um truque caseiro usado desde sempre para combater aquelas manchas escuras que se instalam na pálpebra inferior. Mas será que resulta mesmo?