Há livros no hospital
"Quando estamos doentes, todos precisamos de mais cuidados", afirma Sofia Athayde, psicóloga no Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida. "Principalmente as crianças, quando estão internadas sentem-se mais desprotegidas. Apesar de haver um horário mais alargado para as visitas, a verdade é que não estão na sua casa e, em regra, só um dos pais é que pode ficar a dormir", o que aumenta os níveis de insegurança e stresse. Se a isto se juntar o facto de não saberem – ou não entenderem – o que têm, o desconforto fica enorme". Para minimizar tal incómodo, esta unidade, tem duas salas preparadas para os mais pequenos: uma dedicada às brincadeiras, onde os pais podem estar com os filhos e onde as crianças – sempre que a doença o permitir – podem estar juntas; e a sala de leitura, que tem disponível uma diversidade de livros, ajustados às diferentes idades e necessidades. "Tem livros que ajudam a induzir o sono e a acalmar antes de ir dormir e que se podem levar para o quarto", explica a psicóloga. Mas tem igualmente obras que estimulam a imaginação, ajudam a encher os dias com mais alegria e a fazer passar o tempo com maior celeridade. Ouvir ler, ler em voz alta, para si ou em conjunto é uma prática estruturante.
Sofia Athayde seleccionou sete razões para se ler com as crianças – em ambiente hospitalar e não só.
1- Desenvolve a inteligência e a imaginação;
2- Enriquece o vocabulário e a linguagem;
3- Alarga o conhecimento do mundo;
4- Permite conhecer-se melhor a si próprio e compreender melhor os outros;
5- Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio;
6- Fortalece os laços entre as crianças e os adultos que lhes lêem;
7- Torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
Para quem reconhece a importância, mas não sabe por onde começar, damos algumas ideias de como ler com as crianças:
1º Mostre a capa e o livro como objeto; fale sobre as ilustrações;
2º Se ela quiser, pode ser a criança a virar a página;
3º Ao ler as frases, aponte-as para que a criança acompanhe;
4º Use os gestos, sons e vozes diferentes para contar a história;
5º Se a criança já sabe ler, alterne com ela a leitura;
6º Vá fazendo perguntas sobre o que se está a ler e converse sobre as imagens;
7º Verifique se está a compreender bem;
8º Se a história não parecer interessante para a criança, escolha outra ou leia a mesma num outro dia.
Mais do que razões para introduzir a leitura na sua vida: nos melhores momentos e também nos menos bons.