Lusiadas.pt | Blog | Doenças | Cancro | Movember: um bigode pela saúde da sua próstata
2 min

Movember: um bigode pela saúde da sua próstata

A Lusíadas Saúde associou-se ao Movimento de Alerta para a Saúde Masculina (Movember) com o objetivo de alertar para os principais problemas de saúde que os homens enfrentam: Cancro da Próstata, Cancro Testicular, Problemas de Saúde Mental e Inatividade Física. Já deixou crescer o seu bigode?
Publicado em Novembro de 2015

Este ano, a Lusíadas Saúde decidiu associar-se ao Movimento de Alerta para a Saúde Masculina (Movember). O objetivo é simples: alertar para os principais problemas de saúde que os homens enfrentam, como sejam:

Assim, se visitar um dos Hospitais ou Clínicas Lusíadas durante o mês de novembro, já sabe o que simboliza o “crachá” do bigode, utilizado pelos colaboradores masculinos: uma chamada de atenção para a necessidade de fazer o rastreio da doença atempadamente através do toque retal ou do PSA.

Seguidores pela prevenção

Os bigodes do Movember surgiram pela primeira vez na Austrália, em 2003, e hoje têm mais de um milhão de seguidores em todo o mundo, arrecadando fundos para combater o cancro da próstata. O principal objetivo é, no entanto, alertar a população masculina para a importância das consultas médicas de rotina na prevenção de diagnósticos fatais. Até porque este é o segundo cancro masculino mais comum no mundo e é esperado que o número de casos se multiplique para 1,7 milhões até 2030.

Como fazer parte do movimento Movember

Os passos para aderir ao movimento que pretende “mudar a cara da saúde dos homens” são simples.

  1. Os Mo Bros (ou irmãos de bigode) registam-se no site com a cara barbeada;
     
  2. Durante todo o mês de novembro dedicam-se ao crescimento do bigode e à angariação de fundos para a causa que defendem;
     
  3. As Mo Sistas (irmãs de bigode) apoiam os seus Mo Bros e trabalham em conjunto para sensibilizar para a existência de uma doença que mata mais de 80 mil homens por ano, só na Europa.

Já várias empresas se aliaram à causa. Em 2012, a British Airways colocou um bigode gigante no nariz dos seus aviões. A companhia aérea encorajou ainda os seus funcionários a deixarem crescer os bigodes de modo a alertar a população para a existência do cancro da próstata.

Este ano, a barbearia da Baixa lisboeta Figaro's associou-se a este movimento mundial e apara as pilosidades dos seus clientes gratuitamente, deixando-os apenas com um bigode a gosto, a usar pelo menos durante o mês de novembro. Depois, a 1 de dezembro, os seus barbeiros vão cortar os bigodes de todos os homens que aderiram ao movimento, que podem também fazer uma doação à ONG. Por cada participante, a Jameson Irish Whiskey vai doar um euro à fundação australiana, que já tem representação oficial em 21 países. A iniciativa tem-se revelado um sucesso e, só no ano passado, angariou cerca de 110 milhões de euros.

Dados reais

Em Portugal surgem 4000 novos casos anuais de cancro da próstata. É o tumor mais frequente e a segunda causa de morte por cancro, logo a seguir ao do pulmão, com uma mortalidade de 2000 casos por ano. Estima-se que 1 em cada 6 homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da sua vida, mas só 1 em cada 35 virá a falecer desta doença.

Ler mais sobre

Doenças Oncológicas

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT