Cascais, pioneiro na certificação ambiental
O facto de ser um edifício recente facilitou a conformidade do Hospital de Cascais, uma vez que na aquisição de novos equipamentos (frigoríficos e sistema de climatização, entre outros) foram tidas em consideração especificações que vão ao encontro dos requisitos da Norma ISO e do Protocolo de Montreal.
Os equipamentos herdados do antigo hospital que ainda possuem gases refrigerantes que empobrecem a camada do ozono estão a ser progressivamente substituídos. A certificação ambiental foi inevitável.
De referir ainda que o Sistema de Gestão Ambiental implementado permite melhor separação e encaminhamento de resíduos e a redução do consumo de energia e água. Além de ajudar a reduzir custos alivia a pegada de carbono e ecológica do hospital, que recebe anualmente quase 100 mil pacientes e foi pensado para criar a melhor experiência de saúde em harmonia com o ambiente, em instalações que contam com a melhor tecnologia.
Para a avaliação da certificação ambiental, foi considerado:
- O consumo de água e eletricidade;
- A qualidade do ar;
- A separação, tratamento e reciclagem de resíduos;
- A redução da utilização do papel.
Qualidade dos serviços
Cinco serviços clínicos obtiveram igualmente o Certificado da Qualidade, conforme a norma ISO 9001:
- Farmácia;
- Anatomia Patológica;
- Imunohemoterapia;
- Imagiologia;
- Esterilização.
Com a obtenção destas certificações, foi reforçada a qualidade quer ao nível do serviço assistencial prestado aos utentes, quer do seu funcionamento interno.