3 min

Festivais de verão: a importância da socialização para a saúde mental

Estar com outras pessoas num ambiente descontraído e de diversão, como os festivais de verão, contribui para o bem-estar, combatendo a ansiedade e a depressão.

A socialização, como a que acontece nos festivais de verão, é uma das principais necessidades para a saúde e bem-estar do ser humano. Ao longo da vida, vamos estabelecendo relações sociais significativas e diferenciadoras com os outros, formando assim uma rede social. 

“O indivíduo sente-se motivado, satisfeito e, ao mesmo tempo, feliz por estar com amigos, família e conviver com outras pessoas. Quando essa necessidade não é satisfeita, a tendência é a desmotivação, desânimo, ansiedade”, explica  Ana Raquel Lopes, psicóloga no Hospital Lusíadas Braga

A importância das relações sociais

Este conjunto de relações que vamos construindo “determina o nicho social da pessoa, contribuindo para o seu próprio reconhecimento como indivíduo e para a imagem que tem de si”, diz a especialista, sublinhando assim a relevância da interação com os outros.  

E acrescenta: “[A rede social] é uma das chaves centrais da experiência individual de identidade, bem-estar, competência e atividade, incluindo hábitos de cuidados de saúde e capacidade de adaptação”.

O que acontece quando nos isolamos 

Nem sempre, porém, esta rede de relações se mantém. Em algumas situações, seja por causa da pandemia da COVID-19, seja por outros fatores como doença, mobilidade reduzida, incapacidade ou dependências de substâncias psicoativas, as pessoas acabam por ficar privadas do contacto com outros e do envolvimento na comunidade, dando origem ao isolamento social. 

O fenómeno tem um profundo impacto na saúde mental, traz à tona medos, angústias e dúvidas, podendo originar ansiedade e depressão. Antes de mais, porque estar com os outros é um recurso de sobrevivência, diz Ana Raquel Lopes. “Se for preciso lutar, temos mais probabilidade de preservar a nossa espécie com a ajuda dos outros. 

Logo, estar sozinho faz o nosso cérebro interpretar isso como ameaça, acionando os neurotransmissores referentes ao stresse.” Mas não só: a explicação vai para além da psicologia evolutiva, diz a especialista. “O isolamento afasta-nos das situações que normalmente nos trariam bem-estar, como caminhadas, idas ao cinema, saídas com os amigos, práticas responsáveis por ativar neurotransmissores do bem-estar.”

Com a pandemia provocada pela COVID-19, o confinamento a que milhares de pessoas foram sujeitas tornou o fenómeno mais prevalente. Em muitos casos, o isolamento “acabou por ser um gatilho para pacientes com condições preexistentes”. 

“Se o contexto já é motivo suficiente para pessoas saudáveis desenvolverem quadros de ansiedade e depressão, na pandemia quem já luta contra esses transtornos sente mais dificuldade ainda”, diz a psicóloga, explicando que a ausência de contacto com outros pode contribuir, por exemplo, para aumento do consumo de álcool e para o agravamento de casos de stresse pós-traumático. 

Segundo Ana Raquel Lopes, ainda que estejamos progressivamente a regressar à rotina, os quadros de ansiedade e depressão causados pela pandemia “demoram a ser revertidos”. “Para além disto, a nossa visão do mundo acabou por ser alterada. 

A segurança pessoal e coletiva passou a ser posta em causa, o que acaba por alterar a nossa forma de estar e de viver”, considera. 

A importância de atividades de lazer como os festivais de verão  

Atualmente, mais de dois anos depois do início da pandemia, o impacto da doença começa a diminuir. Com a redução das restrições impostas pela COVID-19 e o regresso progressivo à vida social, multiplicam-se os eventos culturais que, a par de uma rede social sólida composta por amigos e familiares, contribuem fortemente para combater o isolamento, fomentando o bem-estar dos participantes. 

Entre as iniciativas mais aguardadas este ano pela sua relevância e impacto estão os festivais de verão, que não se realizam desde 2019. Conhecidos por concentrar, num único evento, um conjunto alargado de atividades que fomentam o convívio e a diversão, estes eventos extravasam em muito o âmbito estritamente musical.  

“São um escape à rotina, quebram hábitos e permitem obter sensações distintas do dia a dia. Um festival, como um espaço onde se encontram diversos tipos de pessoas, promove também contactos com culturas e experiências diferentes”, considera Ana Raquel Lopes, recordando que a linguagem universal da música “aproxima as pessoas e é essencial para a saúde mental”. Recomendações que tornam os festivais de verão uma boa aposta para os meses quentes deste ano.
 

Este artigo foi útil

Scientific Review

Dra. Ana Raquel Lopes

Dra. Ana Raquel Lopes

Hospital Lusíadas Braga
PT