Lusiadas.pt | Hospitais e Clínicas | Hospital de Cascais

O Hospital de Cascais orgulha-se de responder às necessidades da população que serve, sobretudo na perspetiva da excelência clínica.

Estamos sempre focados em levar a cabo as melhores práticas clínicas da forma mais adequada, com os instrumentos e técnicas ao nosso dispor a cada momento. Tudo isto sem nunca descurar uma cultura de sustentabilidade que é hoje, mais do que nunca, uma preocupação inalienável.

O nosso objetivo é cuidar do doente como um todo, e não apenas da doença em si, e isso temos cumprido com reconhecido mérito. Temos a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma entidade internacional responsável pela garantia de qualidade e segurança dos melhores hospitais do mundo.

Lidamos diariamente com as equipas dos centros de saúde e com as diferentes instituições do concelho, numa lógica de integração em prol da população que servimos - Cascais e Sintra (na área materno-infantil) - com o objetivo de tornar esta região num exemplo na prestação dos cuidados de saúde. Só nesta lógica de trabalho de equipa, saindo do Hospital e indo ao encontro das pessoas, concebemos o ideal da relação humana, do cuidado para com o outro, do serviço médico em prol da humanidade.

Estamos cá para cuidar. Estamos cá para si.

Nuno Côrte-Real

Diretor Clínico do Hospital de Cascais​

Desde a abertura do novo Hospital de Cascais, que a Direção de Enfermagem tem promovido uma cultura de Cuidar, para ir ao encontro das expectativas e anseios da população que serve.

Enfermeiro é "em sentido figurado uma pessoa que cuida carinhosamente de um doente". E é isso que os enfermeiros fazem, literalmente, no Hospital de Cascais. Apostamos fortemente no desenvolvimento profissional da equipa de enfermagem, por forma a contribuir para os cuidados de saúde de excelência. Estabelecemos relações próximas e de confiança com os doentes e suas famílias. Respeitamos sempre a dignidade, humanidade e singularidade da população que a nós recorre em situações de fragilidade ou mesmo insegurança, que a doença potência.

Prestamos cuidados de enfermagem diferenciados e ancorados nos mais elevados padrões definidos por entidades nacionais e internacionais.

Temos o compromisso d​a equipa de enfermagem do Hospital de Cascais, nas suas intervenções autónomas ou interdisciplinares, sempre que o caso de quem nos procura requeira intervenção de mais do que uma especialidade para assegurar a cada pessoa os cuidados de enfermagem de que necessita, garantindo a sua continuidade através das parcerias e relações privilegiadas que o Hospital de Cascais mantém com os ACES e IPSS dos Concelhos que serve.

Contamos, diariamente, com as competências pessoais e técnicas dos profissionais de enfermagem para cumprirmos a nossa missão de "saber cuidar".

Dulce Cachata Gonçalves

Diretora de Enfermagem do Hospital de Cascais

Qualidade e Segurança

Qualidade presente no nosso dia a dia

Para o Hospital de Cascais, a qualidade e a segurança são uma prioridade e uma aposta de toda a equipa. Esse nosso compromisso justifica o facto de termos sido dos primeiros hospitais em Portugal a obter a acreditação pela Joint Commission International (JCI), que avalia a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo.

O Hospital de Cascais é também avaliado pelo SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde. Da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde, o SINAS tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objetividade. E permite uma comparação com todas as Unidades de Saúde nacionais que estão neste sistema, permitindo assim de forma transparente uma melhor avaliação comparativa da qualidade assistencial desenvolvida em Portugal.

Os princípios orientadores deste sistema de avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde em Portugal são:

  • ​Mais e melhor informação sobre a qualidade do sistema de saúde;
  • Melhoria contínua dos cuidados prestados;
  • Incremento da capacidade de análise do utente.​

O Hospital de Cascais está, assim, constantemente a ser avaliado seja por auditorias internas, seja por auditorias externas realizadas por entidades independentes.

Tecnologias de informação em prol do doente

O Hospital de Cascais é considerado um dos hospitais mais tecnológicos da Europa, pelo HIMSS Analytics — a maior organização mundial na área das tecnologias de informação de saúde.

O Hospital de Cascais é o único hospital português classificado pelo HIMSS Analytics no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de três hospitais na Europa - Espanha, Holanda e Turquia.

Numa avaliação que envolveu peritos internacionais, foram verificadas as diversas tecnologias utilizadas e provada a relação entre a tecnologia, a segurança dos doentes e a prestação de cuidados de saúde.
Tanto o nível 7 que o Hospital de Cascais atingiu como o nível 6 a que chegou em 2016, fazem parte de um processo contínuo e sólido que demorou vários anos. São o resultado de uma análise crítica da prática clínica, e de uma inesgotável vontade de melhorar o serviço em prol das populações de Cascais e Sintra.

Somos acreditados pela JCI e fomos o primeiro Hospital em Portugal com uma Certificação Ambiental (ISO 14001), tendo ainda o Certificado da Qualidade em cinco serviços: Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização. Somos ainda o único hospital português classificado pelo HIMSS Analytics no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de três hospitais na Europa.