13 Abril 2017

Esta manhã a Rádio Comercial teve voz Lusíadas

A Lusíadas Saúde juntou-se a quem tem na voz uma imprescindível ferramenta de trabalho.

O Dia Mundial da Voz, que se assinala no domingo, dia 16 de abril, foi hoje antecipado pela Lusíadas Saúde com a presença do Dr. Paulo Gonçalves, otorrinolaringologista do Hospital Lusíadas Porto, nas manhãs da Rádio Comercial. Foi a última etapa de uma parceria que também levou dois locutores da Comercial a conhecer o processo de exame às cordas vocais no Hospital Lusíadas Lisboa.

“Para quem usa a voz de uma forma profissional, é essencial ter cuidados, ou vai pagar a fatura mais tarde”, alertou o Dr. Paulo Gonçalves à equipa da Comercial. O otorrinolaringologista comparou a Voz a instrumentos musicais, recordando que estes também exigem manutenção, e sublinhou a importância da monitorização: “Se sentir cansaço na voz, visite um médico. Se fuma com regularidade, tenha vigilância”.

Alertar a população para as patologias da voz, que afetam entre cinco a oito por cento dos portugueses, é o principal objetivo da Lusíadas Saúde ao assinalar do Dia Mundial da Voz. Além das habituais práticas de prevenção, como a hidratação ou o aquecimento da voz antes de uma utilização intensa, o Dr. Paulo Gonçalves lembrou que até a escolha da alimentação tem efeitos sobre a nossa voz.

Veja, no site da Comercial ou no facebook da Lusíadas, o vídeo que mostra os locutores Joana Azevedo e Diogo Beja a conhecer o processo de exame às cordas vocais, incluindo uma conversa com a terapeuta da fala, Lina Marques de Almeida e com o Dr. Vitor de Sousa, otorrinolaringologista do Hospital Lusíadas Lisboa.

Image
Esta manhã a Rádio Comercial teve voz Lusíadas