26 Abril 2019

Medicina Física e de Reabilitação na Clínica Lusíadas Oriente

Uma unidade que o vai pôr como novo

A Clínica Lusíadas Oriente acaba de inaugurar uma nova área de Medicina Física e de Reabilitação, instalada num edifício independente, junto à clínica, que será inteiramente dedicado a essa especialidade médica.​

A nova Unidade de Medicina Física e de Reabilitação da Clínica Lusíadas Oriente vai contar com quatro gabinetes de consulta, dois ginásios, serviços de eletroterapia e hidroterapia em piscina.

"As pessoas vão ter acesso a uma equipa de profissionais de excelência especializados em diferentes áreas. Vamos proporcionar um programa de reabilitação integrado e completo com valências de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Destacam-se também a piscina terapêutica, com possibilidade de tratamentos individuais ou em classe, ondas de choque radiais e mesoterapia clínica", revela Tiago Esteves de Carvalho, coordenador da nova unidade.

A Medicina Física e de Reabilitação tem como objetivos a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições incapacitantes ou de melhoria da qualidade de vida. Pretende diminuir o impacto destas situações e permitir às pessoas uma completa integração social.  Com uma abordagem global, é realizado um trabalho em equipa multidisciplinar cujo foco é a promoção da funcionalidade física e cognitiva, promovendo a atividade, a participação e a modificação de fatores pessoais e ambientais. 

Esta é uma especialidade transversal com uma área de atuação muito diversificada (patologia músculo-esquelética, neurológica, respiratória, cardíaca, do desenvolvimento, alterações da linguagem, amputações, linfedemas, incontinências).  

A integração desta unidade na Clínica Lusíadas Oriente vai permitir a articulação com outros serviços já existentes nomeadamente de Imagiologia (com radiologia convencional, TAC, Ecografia e Ressonância Magnética brevemente) e todas as outras especialidades médicas, sempre numa lógica de continuidade de cuidados em benefício do doente.