23 Março 2018

Unidade de Otorrinolaringologia reforçada na Clínica de Stº António

Conheça as novidades desta Unidade na Clisa

Com novos profissionais especializados e tecnologia de última geração, a Unidade de Otorrinolaringologia da Clínica de Stº António​ reforçou a sua oferta, tanto na área de diagnóstico como nas opções terapêuticas disponíveis, incluindo a criação da Unidade de Otoneurologia, dedicada a patologias relacionadas com vertigem, tonturas e desequilíbrio.

No reforçado serviço de Otorrinolaringologia é agora possível a realização de diagnósticos por endoscopia, da Laringe, Faringe ou Nasal. Soluções menos invasivas que acompanham as novidades dos exames aos Potenciais Evocados Auditivos – capazes de monitorizar os impulsos nervosos nas vias auditivas.

Ainda no tradicional serviço de Otorrinolaringologia, a Clínica de Stº António oferece agora a possibilidade de realizar o exame de otoemissões acústicas, que permite detetar problemas de surdez em crianças e adultos, assim como o exame de impedância de banda larga, “um novo teste muito completo que permite estudar vários parâmetros da função auditiva”, explica o coordenador da Unidade​, Leonel Luís.

O coordenador destaca a “grande novidade” relacionada com a unidade de Otoneurologia, explicando que esta área “não só tem médicos dedicados a esta especialidade, como técnicos para realizarem os exames e, mais importante de tudo, fisioterapeutas, que vão tratar dos clientes com grande grau de especialidade, pois podem ser chamados fisioterapeutas do equilíbrio”.

Nesta área, para além da vasta oferta terapêutica, houve também um reforço tecnológico que permite a realização de vários exames que até agora não estavam disponíveis na Clínica de Stº António.

É o caso da Videonistagmografia (VNG), uma avaliação vestibular, também ela não invasiva, que permite diagnosticar as causas da vertigem e de problemas relacionados com a perda de equilíbrio. Ou o Video Head Impulse Test, outra forma de diagnosticar distúrbios no equilíbrio com uma precisão só permitida pela mais alta tecnologia.

Também dedicado às patologias relacionadas com vertigem e desequilíbrio, é agora possível realizar na Clínica de Stº António os exames de Potenciais Evocados Miogénicos Vestibulares (VEMP), tanto oculares como cervicais, outra solução não invasiva que permite analisar os órgãos vestibulares.

Um reforço na área do diagnóstico naturalmente acompanhado pelo aumento de soluções terapêuticas disponíveis. Exemplo disso é a realização de Posturografia em ambiente de realidade virtual, técnica onde a tecnologia não só auxilia a identificação de manifestações relacionadas com o desequilíbrio como também contribui para a reabilitação vestibular.

A cadeira rotatória e os estimuladores optocinéticos são outras duas ferramentas para a reabilitação vestibular agora disponíveis na Clínica de Stº António​.

Image
Unidade de Otorrinolaringologia reforçada na Clínica de Stº António