04 Outubro 2019

Hospital Lusíadas Lisboa recebe prémio de segurança e inovação tecnológica

O Hospital Lusíadas Lisboa foi distinguido, esta quinta-feira, com o prémio HINTT – Maturidade Digital – na Categoria Patient Safety, pelo seu “Circuito Fechado do Medicamento”.

Um projeto pioneiro da Lusíadas Saúde em Portugal, com a criação de um registo eletrónico que permite rastrear os fármacos de forma permanente, desde a entrada na farmácia hospitalar até à sua administração. O sistema utiliza um processo com recurso a dispositivos móveis e identificação de fármacos com código GS1 data matrix, que contém a informação do código, lote e prazo de validade do medicamento.

“A inovação tecnológica é uma aposta do Grupo Lusíadas, com soluções únicas no nosso país como este circuito fechado de administração de medicamentos ou o cruzamento de dados clínicos que gera alertas de apoio à decisão clínica. São apenas alguns exemplos de tecnologia ao serviço da prestação de cuidados de saúde individualizados e de qualidade. No Hospital Lusíadas Lisboa o Circuito Fechado do Medicamento contribui, definitivamente, para a segurança na prestação de cuidados de saúde”, afirma Maria do Céu Morgado, Administradora do Hospital Lusíadas Lisboa. 

O Prémio HINTT - Maturidade Digital, promovido pela Glintt – Global Intelligent Technologies desde 2017, reconhece e divulga as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tendo como foco o cidadão e a tecnologia. As soluções tecnológicas a concurso têm em vista a resolução de problemas relevantes e pretendem não só melhorar a segurança do doente através da transformação digital, como também criar estratégias que o coloquem no centro do sistema.

Image
Hospital Lusíadas Lisboa recebe prémio de segurança e inovação tecnológica