Medicina Interna

Especialidade médica vocacionada para a abordagem do indivíduo como um todo, com especial enfoque em situações de difícil diagnóstico, transversal a todas as faixas etárias, e propondo abordagens específicas a cada situação detetada.

 

​​A Medicina Interna é a especialidade médica central no hospital que avalia o adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a enorme diversidade de patologias.

Os especialistas em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Lisboa têm como missão prestarem cuidados de saúde de excelência, exercendo funções vitais no Atendimento Urgente, no Internamento e na Consulta Externa.

Nestes setores, a Medicina Interna garante uma abordagem individualizada, integrada e global de cada pessoa, promovendo o acesso aos exames complementares de diagnóstico e às opções terapêuticas mais adequadas e recentes.

Para uma pessoa que apresente múltiplas patologias ou sinais e sintomas ainda sem diagnóstico ou de difícil diagnóstico, esta é a especialidade médica mais adequada, pois o especialista em Medicina Interna possui uma visão abrangente, assegurando a integração dos cuidados, recorrendo, quando necessário, à colaboração de especialistas de outras áreas ou referenciando-lhes os doentes.

Dra. Helena Cantante, Coordenadora da Unidade de Medicina I​nterna​

Dra. Helena Cantante

Coordenadora da Unidade de Medicina Interna

Principais áreas de interesse:

Prevenção Cardiovascular: Hipertensão Arterial, Diabetes, Deslipidemia. Doenças Infeciosas. Doenças relacionadas com o trabalho.

Ver Mais

Dra. Adriana Tavares

Principais áreas de interesse:

Emergência Médica, Medicina Intensiva, Prevenção de doenças cardiovasculares, Doenças Infeciosas, Diabetes, HTA primária e secundária.

Ver Mais

Dra. Ana Afonso

Principais áreas de interesse:

Prevenção Cardiovascular, Doenças Auto-imunes, Medicina do Viajante.

Ver Mais

Dra. Ana Maria Ferreira

Principais áreas de interesse:

Doenças Auto-Imunes (Lúpus, AR, Espondilartropatias, Vasculites), Risco Vascular.

Ver Mais

Dr. António Santos Ricardo

Principais áreas de interesse:

Medicina Intensiva e Emergência Médica.

Ver Mais

Dra. Eduarda Comenda

Principais áreas de interesse:

Risco cardiovascular: Hipertensão arterial, diabetes e dislipidémia.

Ver Mais

Dra. Filipa Lourenço

Principais áreas de interesse:

Patologia médica da gravidez, Doenças Autoimunes, Trombofilias na gravidez, Diabetes e Hipertensão Arterial.

Ver Mais

Dra. Luisa Morais

Principais áreas de interesse:

Hematologia, HTA, Diabetes, prevenção da doença cardiovascular e cérebro vascular.

Ver Mais

Dra. Manuela Melo

Principais áreas de interesse:

Hipercolesterolemias, Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus, Acompanhamento global do doente nas suas várias patologias como médica assistente.

Ver Mais

Dr. Mário Barbosa

Principais áreas de interesse:

Medicina Interna, hipertensão arterial e risco cardiovascular.

Ver Mais

Dr. Nuno Candeias

Principais áreas de interesse:

Medicina Intensiva e Emergência Médica.

Ver Mais

  • ​​Consulta de Medicina Interna

  • Consulta de Check-up

  • Consulta de Hematologia

  • Consulta de Doenças Autoimunes

As doenças autoimunes (DAI) são numerosas e podem estar relacionadas ou não entre si, envolvendo qualquer órgão ou sistema do organismo.

Em condições normais, o sistema imunitário protege o organismo dos agentes externos produzindo os chamados anticorpos. As DAI ocorrem quando os anticorpos atacam células, tecidos ou órgãos do próprio organismo devido a uma desregulação do sistema imunitário – a qual, ao que se pensa, poderá ser motivada por fatores desencadeadores em indivíduos com uma certa predisposição para desenvolver a doença.

Os sinais e sintomas das DAI são variáveis de doença para doença e até dentro da mesma, o que pode  dificultar o diagnóstico.

A presença de anticorpos não é só por si sinónimo de DAI. Estes devem estar inseridos num quadro clínico, o que obriga a uma monitorização periódica.

O caráter sistémico destas doenças, aliado a uma variabilidade clínica, eventual gravidade e esquemas terapêuticos, fazem das DAI uma patologia da área da Medicina Interna.​


  • Internamento de Medicina Interna;

  • Apoio no Internamento de outras especialidades;

  • Urgência Interna (assistência no internamento) 24h/dia – 365 dias

  • Assistência 24h/dia 365 dias

  • Consulta de Urgência

  • Reanimação

  • Sala de Observação (SO)

  • Gestão do doente urgente e emergente e articulação com outras especialidades

  • Decisão de internamento

  • Consultadoria/Apoio à Medicina Geral e Familiar​

​Gasometria arterial - É um exame considerado invasivo, que possui a finalidade de medir as concentrações de oxigénio, a ventilação e também o estado ácido/base do doente. Os valores da gasometria são habitualmente obtidos quando o quadro clínico da pessoa deixa a suspeita de alguma possível anormalidade na oxigenação, na ventilação ou no estado ácido/base. O sangue é colhido habitualmente da artéria radial (punho), podendo também ser obtido da artéria umeral ou femoral.

Toracocentese - A toracocentese é uma punção da cavidade pleural com uma agulha, para estudo bioquímico e citológico do líquido pleural e, também para tratamento com esvaziamento do líquido que se acumula entre as pleuras e pode levar a um grande desconforto/dificuldade respiratória. A acumulação de líquido, de qualquer natureza, na cavidade pleural recebe o nome de derrame pleural.

Paracentese - Paracentese é o procedimento de drenagem por agulha de qualquer cavidade do corpo. Mais comumente, refere-se à drenagem da cavidade abdominal.A extração do líquido pode ser usada como método de diagnóstico ou para o alívio da pressão dentro do abdómen (paracentese evacuadora). O procedimento é feito sob anestesia local, praticamente sem nenhum desconforto.

Punção Lombar - É um procedimento para obtenção de líquido cerebroespinhal (liquor). O material obtido pode ser utilizado para análises bioquímicas (glicose, proteína, eletrólitos), microbiológicas (cultura) ou citológicas (contagem de células, pesquisa de células neoplásicas). A punção lombar é realizada com uma agulha muito fina que é introduzida entre duas vértebras lombares, geralmente entre a L3 e L4 ou L4 e L5. O procedimento pode ser feito com o doente deitado ou sentado com uma pequena anestesia local.

Consulte aqui a informação detalhada sobre os exames desta expecialidade.
...  
Contacto Geral21 770 40 40

​24h/365dias​​​

Chamadas Internacionais: +351 21 770 40 40

...  
Emailgeral@lusiadas.pt

Escreva-nos um email, coloque as suas dúvidas ou peça-nos uma informação. Estamos sempre disponíveis por este canal.​​

...  
OnlineO Meu Portal Lusíadas

Tão pessoal como a sua saúde.

 
 
 
 ​
...  ​
Presencialmente na nossa Unidade


Rua Abílio Mendes​

1500 - 458 Lisboa