Neonatologia

Área dedicada ao acompanhamento de recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais devido a doença ou parto prematuro.

 

​Criada em plena sinergia com a Unidade de Obstetrícia e Ginecologia, a Neonatologia visa assegurar as melhores condições de segurança a todos os bebés que nascem neste hospital​. Uma equipa especializada, experiente, e a existência de recursos tecnológicos avançados constituem os pontos fortes desta unidade, que aposta no tratamento e acompanhamento permanente dos recém-nascidos, em especial os prematuros, desde o nascimento até à sua saída da maternidade.

Dr. Pedro Vieira da Silva, Coordenador da Unidade de Neonatologia​

Dr. Pedro Silva

Coordenador da Unidade de Neonatologia

Principais áreas de interesse:

Neonatal: Hemodinâmica, neuroimagem e suporte respiratório.

Ver Mais

Dra. Ana Melo Bento

Principais áreas de interesse:

Doença Cardíaca e Respiratória do recém-nascido 

Ver Mais

Dr. Fernando Chaves

Principais áreas de interesse:

Pediatria Geral e Pneumologia Infantil. Neonatologia e Cuidados Intensivos Neonatais. Realização de Ecografia transfontanelar.

Ver Mais

DRA. Flávia Corrêa

Principais áreas de interesse:

Neuroimagem fetal e neonatal.

Ver Mais

Dr. Gonçalo Manuel Rocheta Cassiano

Principais áreas de interesse:

Neonatologia (ventilação, neuroproteção, desenvolvimento), Pediatria numa perspetiva de saúde internacional.

Ver Mais

Dr. Sérgio Rodrigues

Principais áreas de interesse:

Cuidados Intensivos Neonatais, Pediatria de Ambulatório

Ver Mais

A Unidade de Neonatologia dedica-se à prestação de cuidados de saúde aos recém-nascidos que necessitem de cuidados intensivos ou intermédios, devido a parto prematuro, retardo de crescimento fetal com baixo peso ao nascer, e patologia neonatal congénita ou adquirida nos primeiros 28 dias de vida.

Esta Unidade é constituída  por um quadro próprio de Enfermeiros e de Médicos Neonatologistas, presentes 24 horas por dia.

Na área de cuidados intensivos, dispomos de 4 postos com respetivas incubadoras e monitores, associados a todo o conjunto de equipamentos necessários à prestação de cuidados intensivos e intermédios aos recém-nascidos, salientando-se a capacidade de ventilação nos modos convencional, alta frequência e ventilação não invasiva, respondendo assim a todas as eventuais necessidades de suporte respiratório.

Os cuidados prestados são personalizados e centrados na família, sendo incentivada a permanência dos pais junto do bebé, bem como a sua vinculação precoce. A equipa fomenta o seu acompanhamento nos progressos clínicos do bebé e promove a integração acompanhada dos pais nos cuidados de puericultura, na amamentação e na transmissão de conforto e carinho através do método canguru, permitindo-lhes assim ganhar a confiança e competência necessárias para corresponderem às necessidades do bebé após a alta.

Aos recém-nascidos que não carecem de cuidados especiais é proporcionado o contacto com a mãe desde os primeiros minutos de vida, mantendo-se depois o alojamento conjunto até ambos terem alta da maternidade.

Todos os partos são assistidos por um pediatra da neonatologia. Depois, mãe e filho recebem o regular acompanhamento do médico e da enfermeira da neonatologia no seu quarto, sendo dado à mãe um suporte constante no processo de amamentação, visando o sucesso e conforto de ambos.

Dois a três dias após a alta os recém-nascidos são reavaliados na Consulta de Neonatologia.

Consulte aqui a informação detalhada sobre os exames desta expecialidade.
...  
Contacto Geral21 770 40 40

​24h/365dias​​​

Chamadas Internacionais: +351 21 770 40 40

...  
Emailgeral@lusiadas.pt

Escreva-nos um email, coloque as suas dúvidas ou peça-nos uma informação. Estamos sempre disponíveis por este canal.​​

...  
OnlineO Meu Portal Lusíadas

Tão pessoal como a sua saúde.

 
 
 
 ​
...  ​
Presencialmente na nossa Unidade


Rua Abílio Mendes​

1500 - 458 Lisboa