Psicologia

Área dedicada ao apoio individual, acompanhamento ou otimização de competências mentais ou comportamentais.

 

​​A Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa dedica-se à  prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.

O objetivo fundamental da intervenção psiquiátrica é o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psíquico numa perspetiva biológica, psicológica e social.

O nosso trabalho desenvolve-se em equipa, sendo que o psiquiatra se dedica ao tratamento da doença mental, através da utilização de psicofármacos seguros e bem tolerados, enquanto o psicólogo apoia o doente no seu sofrimento psicológico, ajudando-o na reflexão sobre escolhas e tomadas de decisão.

A Unidade de Psiquiatria e Psicologia oferece consultas de Psiquiatria e Psicologia, para ambulatório programado e trabalha em estreita colaboração com outras áreas médicas e cirúrgicas, quer em regime de ambulatório, quer no internamento.

Somos uma equipa de profissionais experientes e competentes que aposta na relação médico-doente e acredita na promoção da Saúde Mental para alcançar o equilíbrio pessoal, profissional e afetivo.

Dra. Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia

Dra. Alexandra Rosa

Principais áreas de interesse:

Problemáticas relacionais, intervenção na adolescência, adesão terapêutica, adaptação à doença, psicologia da gravidez e da parentalidade e (in)fertilidade.

Ver Mais

Dra. Ana Filipa Lopes

Principais áreas de interesse:

Avaliação e intervenção neuropsicológica de crianças e adolescentes.

Ver Mais

Dra. Ana Isabel Gomes

Principais áreas de interesse:

Dor Crónica, Oncologia e Promoção da Saúde.

Ver Mais

Dr. André Carvalho

Principais áreas de interesse:

Processos Neurodegenerativos, Demências, AVCs, TCEs, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva, Cuidados Continuados e Paliativos, Neuropsicologia do Adulto e Envelhecimento.

Ver Mais

Dr. Miguel Barros

Principais áreas de interesse:

Avaliação Psicológica e Acompanhamento Psicológico de Crianças e Adolescentes.

Ver Mais

Dra. Mónica Figueira

Principais áreas de interesse:

Avaliação Psicológica e Acompanhamento Psicológico de Crianças e Adolescentes.

Ver Mais

​A Consulta de Neuropsicologia Clínica integra a Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa e dedica-se ao estudo da relação entre o Cérebro e as suas Funções Nervosas Superiores.

O seu objetivo visa a compreensão do funcionamento cerebral da pessoa através do desempenho de tarefas estruturadas, bem como estabilizar o mais possível as perdas funcionais observadas e otimizar os recursos mentais conservados.

A sua intervenção desenvolve-se quer através da avaliação neuropsicológica, intervenção comparável a um Exame complementar de diagnóstico, quer através da Reabilitação/Treino Cognitivo e/ou acompanhamento neuropsicológico. É um tipo de abordagem muito útil e requerida para processos ou pedidos legais de Reforma e em situações Médico Legais.

A Consulta de Neuropsicologia Clínica é realizada por um neuropsicólogo com uma vasta experiência que realiza avaliações neuropsicológicas precisas e intervém de forma estruturada na reabilitação cognitiva.

Avaliação Neuropsicológica​

  • A Avaliação Neuropsicológica integra-se na avaliação multidisciplinar para diagnóstico e decisão terapêutica.

  • Este exame desenvolve-se entre 3 a 4 tempos de aproximadamente 50 minutos cada, segundo um programa a combinar no primeiro tempo.

  • Constitui-se de provas funcionais, na maioria dos casos muito simples, mas que podem apresentar uma complexidade progressiva.

  • Pretende-se compreender o funcionamento cerebral através do desempenho de tarefas estruturadas, passíveis de se relacionarem com o diagnóstico neurológico e/ou psiquiátrico.

Para realizar o exame com objetividade e segurança no diagnóstico recomenda-se:

- Repouso;

- Evitar situações causadoras de ansiedade / stress;

- Cumprir estritamente as recomendações do seu médico assistente relativamente à toma da medicação.     

​No dia do exame deve:

- Fazer as suas refeições habituais (não vir em jejum);

- Trazer as próteses oculares (óculos) e/ou auditivas  se necessitar.

- Cancelar a Avaliação Neuropsicológica se estiver doente ou indisposto em consequência de qualquer outro problema de saúde, devendo entrar em contacto com o Hospital  para remarcar o seu exame.

A Consulta de Psicologia da Criança e do Adolescente integra a Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa e está inserida na Unidade de Pediatria.

Os objetivos gerais da consulta são avaliar e tratar dificuldades emocionais na criança ou no adolescente que tenham repercussões no desenvolvimento psicológico, no comportamento ou no sucesso escolar, bem como avaliar e tratar perturbações psicológicas da Infância e da Adolescência. A relação terapêutica com a família é sempre privilegiada no trabalho desenvolvido.

A Consulta de Psicologia da Criança e do Adolescente trabalha em estreita colaboração com as diferentes subespecialidades pediátricas, sendo realizada por psicólogos clínicos experientes na avaliação e tratamento psicológico de crianças e adolescentes e no suporte e aconselhamento às famílias.

  • Avaliação Psicológica

  • Avaliação Neuropsicológica

Consulte aqui a informação detalhada sobre os exames desta expecialidade.
...  
Contacto Geral21 770 40 40

​24h/365dias​​​

Chamadas Internacionais: +351 21 770 40 40

...  
Emailgeral@lusiadas.pt

Escreva-nos um email, coloque as suas dúvidas ou peça-nos uma informação. Estamos sempre disponíveis por este canal.​​

...  
OnlineO Meu Portal Lusíadas

Tão pessoal como a sua saúde.

 
 
 
 ​
...  ​
Presencialmente na nossa Unidade


Rua Abílio Mendes​

1500 - 458 Lisboa