Psiquiatria

Especialidade médica vocacionada para a saúde mental, atuando na prevenção, diagnóstico e reabilitação de distúrbios emocionais, comportamentais, orgânicos ou funcionais.

 

​A Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa dedica-se à​ prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.

O objetivo fundamental da intervenção psiquiátrica é o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psíquico numa perspetiva biológica, psicológica e social.

O nosso trabalho desenvolve-se em equipa, sendo que o psiquiatra se dedica ao tratamento da doença mental, através da utilização de psicofármacos seguros e bem tolerados, enquanto o psicólogo apoia o doente no seu sofrimento psicológico, ajudando-o na reflexão sobre escolhas e tomadas de decisão.

A Unidade de Psiquiatria e Psicologia oferece consultas de Psiquiatria e Psicologia, para ambulatório programado e trabalha em estreita colaboração com outras áreas médicas e cirúrgicas, quer em regime de ambulatório, quer no internamento.

Somos uma equipa de profissionais experientes e competentes que aposta na relação médico-doente e acredita na promoção da Saúde Mental para alcançar o equilíbrio pessoal, profissional e afetivo.

Dra. Ana Peixinho, Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia

Dra. Ana Peixinho

Coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia

Principais áreas de interesse:

Psiquiatria Perinatal, Intervenção Precoce em Psiquiatria, Psico-Oncologia, Psicofarmacologia e Perturbações do Humor e da Ansiedade.

Ver Mais

Dra. Filomena Patrício

Principais áreas de interesse:

Psicofamacologia, quadros depressivos e de ansiedade.

Ver Mais

Dr. João Vieira Reis

Principais áreas de interesse:

Psiquiatria Geral, Perturbações de humor, Psiquiatria geriátrica, Utilização problemática de internet.

Ver Mais

Dr. Ricardo Coentre

Principais áreas de interesse:

Psiquiatria Geral; Doenças psicóticas em jovens; Psiquiatria geriátrica; Perturbações de humor e de ansiedade.

Ver Mais

A Consulta de Psiquiatria Geral do Hospital Lusíadas Lisboa proporciona uma variedade de serviços clínicos especialmente focados na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas e doenças mentais, emocionais e comportamentais. 

Sintomas como tristeza, falta de energia, ansiedade, variações de humor, agressividade e ainda alterações de sono, memória ou apetite motivam a ida à Consulta de Psiquiatria Geral. Em algumas circunstâncias os sintomas podem ser ainda mais graves como alucinações, paranóia ou pensamentos suicidas. Geralmente estes sintomas condicionam dificuldades no trabalho e no relacionamento com as outras pessoas. 

A consulta de Psiquiatria Geral destina-se a doentes com patologias tão diversificadas como perturbações depressivas, perturbações de ansiedade (ex.: perturbação de pânico, fobias, perturbação de ansiedade generalizada), perturbação obsessivo-compulsiva, perturbações do sono, doença bipolar, esquizofrenia, entre outras.

A equipa de profissionais da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa tem como prioridade proporcionar cuidados de saúde com os mais elevados padrões de qualidade, seguindo para isso um conjunto das mais recentes intervenções com evidência científica e adaptadas a cada caso em particular. Após avaliação inicial será delineada uma estratégia terapêutica psicofarmacológica e/ou psicoterapêutica com o objectivo fundamental da remissão total dos sintomas e a recuperação do funcionamento pessoal, social e ocupacional do doente.

Marcação de Consulta

​A Consulta de Psiquiatria Geral pode ser marcada por iniciativa própria ou de familiares se houver evidência de sintomas ou doenças psiquiátricas.

Através da referenciação de outras especialidades médicas do Hospital Lusíadas Lisboa ou do exterior sempre que exista evidência de patologia psiquiátrica. ​

​A Consulta de Psiquiatria Perinatal do Hospital Lusíadas Lisboa é um serviço especializado no diagnóstico e tratamento das doenças psiquiátricas associadas à maternidade.​​

A Psiquiatria Perinatal é uma área de conhecimento desenvolvida na última década, que tem como objetivo a identificação, o acompanhamento e o tratamento das doenças psiquiátricas  que surgem durante a gravidez, a amamentação e o puerpério. Esta subespecialidade da Psiquiatria promove também o acompanhamento de mulheres com patologia psiquiátrica prévia que engravidam ou planeiam engravidar.

A maternidade é considerada uma fase de bem-estar psíquico para a mulher. Contudo, as profundas alterações sociais atribuíveis à maternidade, a diminuição da natalidade, o atraso na idade da primeira gestação, os novos modelos familiares e as próprias alterações hormonais decorrentes da gravidez tornam este período de extrema vulnerabilidade para a doença mental.

Apesar de comuns, os problemas de saúde mental, não são muitas vezes identificados na mulher neste período importante das suas vidas. 

Sem tratamento adequado, as perturbações mentais podem alterar as respostas fisiológicas e comportamentais da mãe, que podem afetar seriamente o bem-estar da mulher, do feto, do bebé e da família.

Os principais sintomas de ansiedade perinatal incluem preocupação ou medo constante ou excessivo, inquietação, alterações do sono, irritabilidade, aceleração do pensamento, pensamentos ou imagens intrusivos, dificuldade de concentração, comportamentos compulsivos, crises de pânico com dificuldade em respirar, dor no peito, palpitações ou tonturas.

Para identificar a depressão esteja atenta a sinais como tristeza, perda de interesse ou do prazer nas atividades habituais, alterações não previsíveis no peso ou apetite, alterações do sono (insónia ou hipersónia), fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa, diminuição da concentração, lentificação ou agitação psicomotora e ideias de morte.


Marcação de Consulta

  • ​Médica Responsável: Dra. Ana Peixinho

​Pode marcar-se Consulta de Psiquiatria Perinatal por iniciativa própria caso esteja a planear engravidar, esteja grávida, a amamentar ou tenha tido um filho há menos de 12 meses e não se sinta bem psicologicamente.

​A Consulta de Psiquiatria Perinatal está integrada no plano de cuidados prestado a mulheres acompanhadas na Unidade de Ginecologia e Obstetrícia e no Centro de Procriação Medicamente Assistida do Hospital Lusíadas Lisboa.​


​​A consulta de Psiquiatria Geriátrica do Hospital Lusíadas Lisboa é um serviço especializado no diagnóstico e tratamento das doenças psiquiátricas associadas ao envelhecimento.​​

A Psiquiatria Geriátrica é a subespecialidade da Psiquiatria que se dedica às doenças psiquiátricas que ocorrem com o envelhecimento e ao acompanhamento dos idosos com patologi​a psiquiátrica prévia.

A elevada prevalência de doenças psiquiátricas associadas ao envelhecimento e as particularidades inerentes a esta faixa etária, como a existência de comorbilidades físicas, por vezes graves e incapacitantes, a polimedicação, o isolamento e o luto justificam a existência de uma consulta diferenciada.

Estudos realizados mostram que a prevalência da depressão duplica na população geral com idade superior a 65 anos.

​Os sintomas mais comuns que requerem observação em Consulta de Psiquiatria Geriátrica são:

  • Tristeza;

  • Ansiedade;

  • Insónia;

  • Alterações da Memória;

  • Alterações do Comportamento.


Marcação de Consulta

  • ​Médico Responsável: Dr. Ricardo Coentre

A consulta de Psiquiatria Geriátrica pode ser marcada por iniciativa própria ou de familiares se houver evidência de patologia psiquiátrica em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.​

Através da referenciação de outras especialidades médicas do Hospital Lusíadas Lisboa ou do exterior se houver evidência de patologia psiquiátrica.


Consulte aqui a informação detalhada sobre os exames desta expecialidade.
...  
Contacto Geral21 770 40 40

​24h/365dias​​​

Chamadas Internacionais: +351 21 770 40 40

...  
Emailgeral@lusiadas.pt

Escreva-nos um email, coloque as suas dúvidas ou peça-nos uma informação. Estamos sempre disponíveis por este canal.​​

...  
OnlineO Meu Portal Lusíadas

Tão pessoal como a sua saúde.

 
 
 
 ​
...  ​
Presencialmente na nossa Unidade


Rua Abílio Mendes​

1500 - 458 Lisboa