Urologia

Especialidade médica e cirúrgica vocacionada para o diagnóstico e tratamento das doenças do trato urinário de homens e mulheres, bem como de doenças do sistema genital masculino.

 

​​ A Unidade de Urologia do Hospital Lusíadas Lisboa tem como principal finalidade a prática de uma medicina moderna e altamente diferenciada, pautada pelo rigor científico e pela rapidez de resposta, de forma a proporcionar cuidados urológicos de excelência.

Esta Unidade dispõe de consultas diárias e dos meios de diagnóstico e de terapêutica mais modernos de foro urológico. O bloco operatório está equipado com todos os meios técnicos necessários para a realização dos atos cirúrgicos urológicos mais complexos.

A Unidade está dotada de um grupo de especialistas com vasta experiência nas diferentes áreas da urologia, que fundamentam a sua atividade em critérios de qualidade e rigor de forma a prestarem os cuidados de saúde mais indicados a cada doente.​

Dr. João Varregoso

Coordenador da Unidade de Urologia

Principais áreas de interesse:

Oncologia Urológica: Neoplasias da Próstata e Rim; Incontinência e Disfunções do pavimento pélvico (Prolapso Vaginal); Cirurgia Laparoscópica: Prostática, Renal e dos Prolapsos Pélvicos; Cirurgia Reconstrutiva da Uretra e Pavimento Pélvico por via vaginal; Braquiterapia Prostática.

Ver Mais

Dr. António Matos Pereira

Principais áreas de interesse:

Oncologia, Endourologia, Litíase e Incontinência.

Ver Mais

Dr. David Joffe Botelho

Principais áreas de interesse:

Patologia Prostática, Uro-Oncologia, Litíase (cálculos urinários) e Disfunção Urinária.

Ver Mais

Dr. José Branco Palma

Principais áreas de interesse:

Disfunções miccionais, Estudo urodinâmico do aparelho urinário inferior.

Ver Mais

Dr. José Garção Nunes

Principais áreas de interesse:

Litíase, Oncologia Urológica e Urologia Geral.

Ver Mais

Dr. Paulo Corceiro

Principais áreas de interesse:

Oncologia Urológica, Litíase Renal, Patologia Prostática.

Ver Mais

Dr. Rui Farinha

Principais áreas de interesse:

Cirurgia Minimamente Invasiva do Rim, Próstata e Litíase.

Ver Mais

​Esta área abrange a disfunção erétil, as disfunções sexuais como a ejaculação precoce, a andropausa e outras patologias que afetam a atividade sexual do homem.

A incontinência urinária, bem como outras alterações do funcionamento do aparelho urinário, que podem ser acompanhadas de dor, resultam frequentemente de anomalias do suporte dos órgãos pélvicos mas também de outras doenças urológicas, pelo que exigem uma avaliação global.​

​​A Litíase urinária é uma patologia frequente existindo um risco elevado de formação de cálculos ao longo da vida, com um pico de incidência entre os 40 e os 50 anos. A Unidade de Urologia do Hospital Lusíadas Lisboa está dotada dos meios técnicos e humanos mais modernos e diferenciados para o tratamento eficaz desta patologia.

​Os tumores do aparelho génito-urinários, dada a sua frequência, morbilidade e mortalidade revestem-se de grande importância na prática clínica urológica, tornando esta área funcional prioritária. Os meios técnicos e humanos existentes nesta Unidade são uma referência nesta área de intervenção.

​Estão disponíveis todos os meios para a realização dos exames uro-radiológicos convencionais, bem como a radiologia urológica de intervenção.

Endourologia/Cirurgia percutânea

Permite a abordagem de todo o aparelho urinário por via endoscópica, o que se traduz num progresso significativo no tratamento de patologias que anteriormente eram tratadas por cirurgia convencional.

Terapêutica do Cancro da próstata

  • Braquiterapia: A braquiterapia ou radioterapia interstecial é uma forma de  tratamento indicada para certos tumores da próstata quando numa fase inicial e moderadamente diferenciados, sendo uma alternativa à cirurgia radical.

  • Crioterapia: A crioterapia, também denominada criocirurgia ou crioblação, refere-se à aplicação de frio para destruir células cancerosas com frequente aplicação na próstata e rim.

Cirurgia Laparoscópica

Feita no Hospital Lusíadas Lisboa com recurso a visão 3D e equipamento estado da arte. Permite realizar a grande cirurgia urológica com uma técnica minimamente invasiva com importante ganhos na diminuição da dor pós-operatória e tempo de retorno à atividade normal.​

Terapêutica da hipertrofia da próstata (HBP)

O laser de díodo é a mais moderna técnica para o tratamento minimamente invasivo da hipertrofia prostática.

​Litotrícia extracorporal (LEOC)

A litotrícia extracorporal por ondas de choque (LEOC) é um método de tratamento não invasivo dos cálculos do aparelho urinário.​

  • ​Ecografia

  • Litotrícia     

  • Urodinâmica / Urofluxometria

Consulte aqui a informação detalhada sobre os exames desta expecialidade.
...  
Contacto Geral21 770 40 40

​24h/365dias​​​

Chamadas Internacionais: +351 21 770 40 40

...  
Emailgeral@lusiadas.pt

Escreva-nos um email, coloque as suas dúvidas ou peça-nos uma informação. Estamos sempre disponíveis por este canal.​​

...  
OnlineO Meu Portal Lusíadas

Tão pessoal como a sua saúde.

 
 
 
 ​
...  ​
Presencialmente na nossa Unidade


Rua Abílio Mendes​

1500 - 458 Lisboa