Mamografia

A Mamografia é um exame em que se estuda a mama, através do uso de radiação X. Neste exame é necessário comprimir as glândulas mamárias, de forma a detetar alterações. A Mamografia deve ser realizada juntamente com a Ecografia Mamária. 

O cancro da mama é o segundo tipo de cancro mais comum no mundo, corresponde a 22% dos novos casos e tem uma incidência de uma em cada oito mulheres.

Como é feita a Mamografia?​

A Mamografia é feita através da compressão das glândulas mamárias. Esta compressão embora cause algum desconforto é indispensável, pois reduz a dose de radiação e melhora a qualidade de imagem, para um melhor diagnóstico.

Quando deve realizar a sua Mamografia?

A primeira Mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade em mulheres sem sintomas e sem fatores de risco, com periodicidade anual até aos 55 anos de idade, passando depois a ser realizada de 2 em 2 anos.​​

Recomendações antes de realizar a sua Mamografia.

Faça regularmente o autoexame e consulte o seu médico se detetar alguma alteração. Se estiver grávida, deve-se optar preferencialmente pela Ecografia Mamária. Para reduzir o desconforto aconselha-se a realização da Mamografia após o período menstrual, quando a mama está menos sensível.​

O que é a Ecografia Mamária?

A Ecografia é um exame que não utiliza raios-X e que permite avaliar o tecido mamário através da transmissão de ultrassons. Este exame não representa qualquer risco e pode ser realizado em qualquer idade, desde que necessário. A Ecografia é usada como técnica complementar da mamografi​a no despiste e caracterização das doenças da mama ou como estudo primário em doentes com idade inferior a 35 anos.

Saiba como fazer o Autoexame: