Dra. Amélia Oliveira Pedro

Dra. Amélia Oliveira Pedro

Unidades
  • Hospital Lusíadas Beloura
Consultas
  • Consulta de Ginecologia - Menopausa
  • Consulta de Ginecologia
  • Consulta de Ginecologia - Adolescência
  • Consulta de Endometriose

Áreas de interesse

Cirurgia Ginecológica Convencional e Laparoscópica; Colposcopia e Patologia do colo, vagina e vulva; Tratamentos LASER; Histeroscopia diagnóstica/cirúrgica; Adolescência; Menopausa; Endometriose

Breve CV

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1988).
Internato Complementar de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Cascais (1991–1998); Grau de Especialista em 1998.
No ano 2000 iniciou funções no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, onde desenvolveu uma carreira hospitalar durante 18 anos, tendo obtido o Grau de Consultora em Ginecologia e Obstetrícia em 2005. Foi Coordenadora da Unidade de Colposcopia, Histeroscopia e LASER e do Internato de Ginecologia / Núcleo de Formação.
Em 2018 inaugurou o Hospital CUF Sintra, onde foi Coordenadora da Unidade do Colo do Útero, Vagina e Vulva e do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e Diretora Clínica.
Formação avançada em cirurgia ginecológica laparoscópica e minimamente invasiva, incluindo no IRCAD (Estrasburgo).
Acreditações nacionais e internacionais em Colposcopia, incluindo pela Associação Espanhola de Patologia Cervical e Colposcopia e pela Sociedade Portuguesa de Colposcopia e Patologia do Tracto Genital Inferior (SPCPTGI).
Presidente da SPCPTGI e membro da comissão executiva da Federação Europeia de Colposcopia (EFC) e da Federação Internacional de Colposcopia (IFCPC), onde integra atualmente a Comissão de Formação e Educação.
Organizadora e formadora de cursos de Colposcopia, certificados pela EFC, desde 2012.
Coautora de Consensos Nacionais sobre infeção por HPV e lesões intraepiteliais do colo, vagina e vulva.
Autora do livro Colposcopia: da prática à teoria (LIDEL, 2014).
Cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados ou apresentados em reuniões médicas nacionais e internacionais.
Cinco trabalhos premiados, incluindo o 1.º Prémio da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

Idiomas

Português, Inglês, Francês e Espanhol