Lusiadas.pt | Consulta Pós-Covid

Síndrome Pós-COVID do Adulto

Já ouviu falar na Síndrome Pós-COVID?

A síndrome pós-COVID é uma nova faceta da doença, que começou a ser diagnosticada ao longo desta pandemia. Atinge vários sistemas no nosso organismo e ocorre após a infeção aguda por SARS-CoV-2, mesmo quando as manifestações da doença são ligeiras e não necessitaram de internamento hospitalar. 

As manifestações desta nova síndrome são muito variadas, podem ser quadros com gravidade, pulmonares ou cardíacos, mas também podem existir queixas de tosse, dor torácica, cansaço e falta de ar sem lesão do pulmão ou do coração. Em alguns casos predominam os sintomas de ansiedade, depressão, dificuldade de concentração.

A síndrome pós-COVID pode ser dividida em dois tipos:

  • Síndrome pós-agudo: quando os sintomas persistem após 3 semanas do diagnóstico;
  • Síndrome crónico: quando os sintomas persistem para além das 12 semanas após o diagnóstico e que não podem ser explicados por outra doença.

Os sintomas podem ser flutuantes, na presença e/ou na intensidade, ao longo do tempo. 

 

A Síndrome Pós-COVID é frequente?

Os dados internacionais apontam para que 10% dos infetados apresentem sintomas após 3 semanas do diagnóstico. Para os doentes que foram internados no contexto de COVID-19 estes valores são superiores.

Dados menos otimistas referem que 35% dos infetados não se sentem no seu estado de saúde prévio após 14-21 dias do diagnóstico de infeção.

 

Se eu suspeitar que tenho Síndrome Pós-COVID como é que a Lusíadas me pode ajudar?

Criámos uma consulta multidisciplinar específica, com um protocolo próprio em todas as Unidades Lusíadas, que integra várias especialidades clínicas para diagnosticar e tratar a Síndrome Pós-COVID. Marque a sua teleconsulta ou consulta presencial de diagnóstico pelo nosso Contact Center ou através do Portal e App +Lusíadas