2 min

Rosácea: o que é, quais os sintomas, causas e tratamento

Colaboração
A rosácea é uma inflamação crónica e comum da pele caracterizada por uma vermelhidão persistente. Apesar de não existir uma causa nem tratamento específicos, é possível controlar a doença e limitar o seu impacto no dia-a-dia das pessoas que dela sofrem.

O que é a rosácea?

A rosácea é uma inflamação crónica e comum da pele caracterizada por uma vermelhidão persistente. Embora seja mais frequente na face, pode surgir noutras partes do corpo, como nos olhos. Afeta qualquer pessoa, mas as mulheres com pele mais clara e com mais de 30 anos têm um risco maior. Se houver casos na família, aumenta a probabilidade de contrair a doença.

Quais os principais sintomas da rosácea?

A aparência da rosácea pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa, havendo diferentes tipos com sintomas específicos. De forma geral, a rosácea apresenta sempre, pelo menos, alguns destes sintomas:

1.    Rubor: vermelhidão facial intermitente, semelhante ao corar ou a uma queimadura solar. É, geralmente, o primeiro sinal da doença;
2.    Vasos sanguíneos visíveis: os pequenos vasos sanguíneos do nariz e das bochechas tornam-se mais proeminentes, podendo mesmo romper;
3.    Textura e borbulhas: muitas pessoas com rosácea desenvolvem borbulhas semelhantes ao acne como resposta inflamatória. Por norma, estas borbulhas apresentam pus e podem surgir também no peito ou nas costas;
4.    Sensação de queimadura: a pele da área afetada pode sentir-se quente e sensível;
5.    Rosácea ocular: muitas pessoas com rosácea também possuem olhos e pálpebras secos, irritados e inchados;
6.    Nariz com espessura da pele aumentada: em alguns casos, a pele pode começar a engrossar e a aumentar, resultando numa condição chamada rinofima. Esta condição afeta o nariz, causando um aspeto bulboso;
7.    Edema: inchaço da pele;
8.    Placas e secura: a pele pode parecer bastante seca e podem aparecer placas localizadas que se assemelham a uma erupção cutânea.

Quais as causas da rosácea? 

Não existe uma causa específica para a rosácea. Pode estar relacionada a fatores genéticos ou, por exemplo, uma resposta do sistema imunitário. No entanto, a condição pode ser agravada por:

1.    Exposição ao sol, ao vento e a temperaturas extremas;
2.    Duche ou banho muito quentes, sauna, banho turco ou jacuzzi;
3.    Ingestão de bebidas quentes e comida picante;
4.    Consumo de álcool; 
5.    Stresse;
6.    Exercício físico; 
7.    Alguns produtos e cosméticos.

Como tratar a rosácea? 

O tratamento da rosácea varia de caso para caso, não existindo uma cura milagrosa. Contudo, estão disponíveis várias opções terapêuticas que podem ajudar a reduzir e a controlar os sintomas, tais como:

1.    Medicamentos: existem medicamentos orais ou tópicos (cremes e loções) que podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a vermelhidão e as borbulhas.

2.    Laser: existem alguns tratamentos a laser que podem ajudar a atenuar os sintomas, nomeadamente a aparência dos vasos sanguíneos e a vermelhidão. 

3.    Procedimentos cirúrgicos: em casos mais avançados, como o da rinofima, pode ser possível corrigir a desfiguração do nariz através de cirurgia.

Caso se tenha identificado com alguns dos sintomas acima, não hesite em marcar uma consulta de Dermatologia numa das Unidades Lusíadas Saúde.
 

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil

Scientific Review

Dr. Pedro Vasconcelos

Dr. Pedro Vasconcelos

Unit Coordinator of Dermatologia

Hospital Lusíadas Amadora
PT