Bem-vindo ao Hospital Lusíadas Porto

Nesta página fornecemos-lhe um conjunto de informações que visam melhorar a sua experiência no decurso de todo o processo, desde a admissão, passando pelo internamento até ao momento da alta.

Desejamos-lhe uma estadia tranquila e uma rápida recuperação.

Devido à pandemia COVID-19 os acessos e horários desta Unidade poderão sofrer alterações. Para ter conhecimento das últimas indicações

Como me devo preparar para a cirurgia?

Tome a sua medicação habitual, salvo indicação médica em contrário e siga rigorosamente o horário de jejum que lhe foi indicado. Faça a sua higiene habitual no dia da cirurgia. Não use creme hidratante, maquilhagem ou verniz das unhas. Caso use lentes de contacto, deve retirá-las e usar os óculos. Recomendamos que venha vestido com roupas confortáveis.

Se verificar alguma alteração do seu estado de saúde, entre de imediato em contacto com o Médico/ Hospital.

Como é feita a admissão?

Admissão

A admissão é feita na receção principal (Piso 0). Cumpridas as formalidades administrativas de admissão, um colaborador do Hospital Lusíadas Porto acompanhá-lo-á ao piso de internamento onde lhe será indicado o quarto em que vai permanecer e apresentados os serviços e funcionalidades disponíveis. São então explicados os cuidados que lhe serão prestados. Não hesite em colocar as suas dúvidas ou pedir os esclarecimentos que achar necessários.

Admissão para cirurgia

A consulta de admissão será feita pelo médico assistente ou seu representante, tendo por objetivo a avaliação da sua situação clínica naquele momento.

É importante que nesta consulta sejam descritos todos os pormenores de doenças anteriores, todos os medicamentos que toma regularmente e, em especial, se existem alergias conhecidas.

A admissão para uma intervenção cirúrgica deverá ocorrer no mínimo 2 horas e meia antes da hora prevista para a realização da cirurgia e deverá cumprir rigorosamente a necessidade de jejum que lhe tenha sido indicada.

Recorde-se de que deve trazer todos os exames que tenha realizado previamente.

O que devo levar para o Hospital?

Prepare o que deve trazer consigo para o hospital:

Summary

Documentos de identificação pessoal (Cartão de Cidadão);

Summary

Todos os exames referentes à respetiva situação clínica, nomeadamente análises clínicas, RX, ecografias, TAC ou outros;

Summary

Lista de medicamentos que toma habitualmente, devendo sempre dar conhecimento ao médico e ao enfermeiro que o recebe no Internamento;

Summary

Os seus artigos de higiene pessoal;

Summary

Roupão de quarto, pijama e outros artigos de roupa pessoal confortável;

Summary

No caso de crianças, o seu brinquedo e jogo favorito;

Posso levar objetos de valor?

Por motivos de segurança, não deve trazer consigo quaisquer valores, joias ou grandes quantias em dinheiro. Caso necessite, o Hospital Lusíadas Porto poderá guardar os seus objetos de valor no momento da admissão, no entanto, o Hospital declina qualquer responsabilidade por danos ou perda de objetos de valor.

Quais as facilidades dos vários tipos de quarto?

O Hospital Lusíadas Porto dispõe de dois tipos de quartos. Pode optar por um quarto privado ou um quarto duplo, onde ficará acompanhado por outra pessoa internada.

Todos os quartos possuem:

Summary

Casa de banho privativa;

Summary

TV;

Summary

WIFI gratuito;

Summary

Telefone privativo com possibilidade de ligação direta ao exterior;

Qual o horário de visitas no Internamento?

A entrada de acompanhantes ou visitas deverá ser realizada até às 22h00. A necessidade de entrada e/ou saída do Hospital Lusíadas Porto depois das 22h00 deverá ser comunicada à equipa de enfermagem. Os acompanhantes ou visitas têm à disposição a cantina, a cafetaria e parque de estacionamento, segundo o horário e as tabelas de preços, que se encontram afixadas.

NOTA

Decorrente da pandemia Covid-19, para a sua segurança, não são permitidas visitas ou acompanhantes no internamento.

Quais as regras para visitas no Internamento?

Para garantir o bem-estar de todos os que permanecem no Hospital devem ser seguidas as seguintes regras:

  • Lavar e desinfetar as mãos é um gesto simples que evita numerosas infeções. Os visitantes devem lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da visita, usar máscara e vestuário de proteção sempre que solicitado.
  • Para conforto da pessoa internada, não é conveniente que permaneçam no quarto mais do que dois visitantes em simultâneo e que a sua permanência não seja muito prolongada.
  • Os visitantes devem evitar notícias desagradáveis, conversas barulhentas ou, de alguma forma, perturbar ou incomodar a pessoa internada.
  • Os visitantes devem lembrar-se de que o silêncio é fundamental para o bem-estar de todos os que se encontram na Unidade.
  • As visitas podem ser recebidas, todos os dias, entre as 11h00 e as 22h00 horas. No caso do Internamento de Obstetrícia pode ser permitida a visita do pai após as 22h00 horas, se o bebé tiver nascido próximo dessa hora.
  • As visitas devem entrar pela receção principal e aceder ao piso pelo elevador que se encontra nesta zona.
  • As visitas, em cada vinda que efetuem, devem contactar previamente os profissionais de saúde que se encontram junto dos postos de enfermagem, informando da sua presença.
  • Devem ser evitadas visitas por crianças com menos de 10 anos de idade, salvo em casos de visitas a familiares diretos como a mãe, o pai, um irmão ou irmã com menos de 15 anos. Esta exceção pode aplicar-se igualmente nos dias de Natal, 1.º de Janeiro, dia de Páscoa, dia da Mãe ou do Pai.

Quais as regras para visitas nos Cuidados Intensivos?

Nas unidades de internamento especial, nomeadamente na Unidade de Cuidados Intensivos, as visitas são condicionadas aos horários específicos dessas unidades, de forma a garantir o descanso dos internados. Será informado dos respetivos horários de visita pelo enfermeiro coordenador dessas unidades.

Como funciona o acompanhamento em caso de mobilidade reduzida?

Toda a pessoa deficiente, ou com problemas de comunicação, que se encontre internada numa unidade de saúde tem direito ao acompanhamento permanente de familiar ascendente, descendente, cônjuge ou equiparado. No caso em que o acompanhante não puder ser escolhido pelo doente, será a pessoa que habitualmente lhe presta cuidados.

O acompanhamento é permitido apenas durante o dia; contudo, em casos excecionais, e mediante autorização, este poderá ser permitido durante o período noturno. O direito ao acompanhamento exerce-se mediante as instruções dos profissionais de saúde e as regras do Serviço.

As pessoas com deficiência visual podem fazer-se acompanhar de cães-guia.​

Posso escolher o menu de refeição?

O Hospital Lusíadas Porto dispõe de serviço de cozinha e de bar, sendo a preparação e confeção das refeições supervisionadas por um nutricionista, de forma a garantir uma alimentação equilibrada e adequada à situação clínica de cada pessoa.

As sugestões de ementa são diariamente apresentadas e pode escolher qual dos menus é mais do seu agrado.

O Hospital Lusíadas Porto dispõe de duas Cafetarias, localizadas no piso 0 e no piso 3, e de um Refeitório localizado no piso 3.

As refeições são servidas nos seguintes horários:

Title
Pequeno-almoço
Summary

08h00 – 08h30

Title
Almoço
Summary

12h30 – 13h00

Title
Lanche
Summary

16h00 – 16h30

Title
Jantar
Summary

19h00 – 19h30

Title
Ceia
Summary

21h00 – 21h30

Posso levar alimentos a uma pessoa internada?

A alimentação é uma componente dos cuidados de saúde e é adequada à situação clínica de cada pessoa. Por essa razão, os acompanhantes não devem trazer alimentos ou bebidas para a pessoa internada.

Alguns alimentos podem ser prejudiciais à sua situação clínica e não é permitido o consumo de quaisquer bebidas alcoólicas durante o internamento.

Quais as ​medidas de segurança existentes no Internamento?

O Hospital Lusíadas Porto assume-se como um espaço livre de fumo, pelo que é proibido fumar.

Como funciona o processo de alta?

Para sua segurança, lembramos que só deverá deixar a Unidade de Internamento após a Alta Clínica dada pelo médico assistente. Deve aguardar que a equipa de enfermagem reúna toda a documentação relacionada com a sua estadia, o relatório de Alta e as orientações médicas pós-alta, para que fique assegurada a continuidade dos cuidados de excelência prestados.

Após a Alta, é muito importante que esteja acompanhado, por um familiar ou amigo, pelo menos durante as primeiras 24 horas. Já em casa, poderá ser contactado telefonicamente por um elemento da nossa equipa para acompanharmos a sua evolução clínica e esclarecer qualquer dúvida que possa ter.