Lusiadas.pt > Lusiadas Dental > Coroas e facetas cerâmicas

Coroas cerâmicas

As coroas dentárias funcionam como uma espécie de capa, que reveste o dente natural, sendo indicada para casos de fraturas, reduzido remanescente dentário, danos provocados por lesões de cárie extensas ou alteração da estrutura dentária causada por bruxismo severo, traumatismos, entre outros.

Esta é uma excelente alternativa para restaurar sorrisos. Existem vários tipos de cerâmica cuja opção de escolha está relacionada com o tipo de tratamento proposto, e em particular dependente da cor, textura, translucidez, opacidade, espessura, dureza e resistência pretendida para atingir um resultado final, o mais natural possível.

O processo começa com uma consulta, em que o médico dentista faz uma avaliação completa, com auxílio dos exames complementares de diagnóstico (raio-X digital e por vezes CBCT 3D), que vão permitir estudar e planear com rigor e detalhe, a forma e posição da/s coroa/s na boca do paciente.

Nas nossas unidades, dispomos uma equipa de Higienistas Orais altamente competentes, que fazem o acompanhamento e manutenção da higiene oral dos nossos clientes, aplicado um rigoroso protocolo de higienização, muitas vezes necessário previamente ao início do tratamento com coroas.

Com a cavidade oral evidenciando gengivas saudáveis, é feito o registo fotográfico e o scanner intra-oral, por forma a ser possível realizar o estudo e simulação digital. Após aprovação do cliente, iniciamos o tratamento com os preparos conservadores dos dentes, para ser possível a colocação das coroas cerâmicas, na consulta seguinte.

Facetas cerâmicas

Uma faceta é uma peça muito fina de cerâmica, acrílico ou compósito usada para recriar de forma conservadora a aparência natural dos dentes, com forma, textura e cor respetiva.

A finalidade da faceta dentária é promover a função, fonética e estética, sendo por isso, indicada para corrigir casos com dentição integra e preferencialmente vital (hígida), com alteração da forma, cor e textura, e em alguns casos da sua posição na arcada dentária. Podem ser feitas de acrílico, compósito ou cerâmica, mediante indicações específicas, garantindo um efeito estético muito natural, pela semelhança deste material ao esmalte dentário. Ao contrário da coroa, que reveste o dente na íntegra, esta solução cobre apenas a parte externa e visível do dente.

O processo inicia, com o estudo e planeamento do caso clínico, através da realização do registo fotográfico, scanner intra-oral digital, por forma a ser possível desenhar num programa informático próprio, o sorriso do cliente. Trata-se de uma simulação digital que vai permitir a confeção de guias de simulação e posteriormente testar em boca para submeter a aprovação, por parte do cliente. Após validação, iniciamos o trabalho, com a realização de preparos (desgastes) minimamente evasivos e muito conservadores, realização das impressões para envio para laboratório e por fim, a realização das facetas provisórias em acrílico, tendo como referência, a forma e posição obtida no do estudo digital prévio.

Chega finalmente o dia da colocação das facetas cerâmicas, que após prova em boca, e uma vez mais autorização do cliente, são cimentadas (coladas) à estrutura dentária, sobe um isolamento absoluto, que vai permitir a realização deste procedimento em segurança e sem colocar em causa as propriedades do material de cimentação.

Faça já a sua marcação online

Para marcar a sua consulta na Lusíadas Dental basta aceder à App ou Portal + Lusíadas. Se preferir, também estamos à distância de um telefonema.