Tem dificuldade em adormecer, acorda constantemente durante a noite?
As perturbações do sono afetam todos os aspetos da nossa vida: a nossa saúde, humor e rendimento. Para dormir bem, devemos ter um sono reparador: contínuo, profundo e sem interrupções. Dê o primeiro passo na obtenção de um sono mais descansado!
Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para uma boa saúde, juntamente com uma alimentação equilibrada e uma prática regular de exercício físico. No entanto, dormir bem é mais do que dormir as horas recomendadas. A sua regulação depende muito da produção de melatonina que, quando alterada, pode influenciar a quantidade e qualidade do sono. A alteração de produção desta hormona pode ser provocada por:
-
Fatores ambientais: iluminação, estações do ano, temperatura
-
Fatores internos: stress, idade
O teste de Alterações do Sono permite determinar os níveis de melatonina na saliva e detetar qualquer desvio em relação ao padrão normal, em termos de horário e intensidade. O resultado permite ajustar o ritmo de vida com vista à obtenção de um sono mais descansado.
Para quem está indicado?
-
Pessoas com alterações do sono;
-
Pessoas com alterações constantes de horário laboral;
-
Pessoas com stress de longa duração, depressão ou síndrome do esgotamento profissional (burnout);
-
Pessoas que viajam frequentemente (jet-lag);
-
Pessoas que querem gerir proativamente a sua saúde especialmente a partir dos 40 anos.
Como marcar?
Para marcar uma análise Alterações do Sono preencha o formulário abaixo. Posteriormente será contactado para confirmar a sua marcação.
Medicina do Sono
A necessidade de dormir varia de indivíduo para indivíduo e ao longo da vida. Em média, um adulto necessita de dormir cerca de 8h/dia, o que representa um terço da sua vida. A perturbação e/ou a privação de sono pode alterar drasticamente o raciocínio e o comportamento e tem um claro impacto negativo na saúde, em termos físicos, mentais e emocionais. Além disso, os indivíduos com privação crónica e/ou algumas perturbações do sono perdem a noção das alterações no seu desempenho de atividades diárias e/ou na própria saúde.
Tendo em conta o ritmo acelerado da vida moderna, há uma crescente preocupação com a prevalência e os efeitos das perturbações e/ou privação crónica do sono. Os estudos mais recentes indicam que há uma associação entre doenças crónicas (como hipertensão arterial, obesidade, diabetes Mellitus tipo 2, doença coronária, AVC, arritmias, dor crónica…) e perturbações do sono – nomeadamente, insónia, parassonia, roncopatia/apneia do sono, pernas inquietas ou simples alterações do ritmo circadiano individual (dormir fora de horas).
A consciencialização da importância que o sono tem na nossa vida permite melhorar mais facilmente hábitos de sono insuficientes ou inadequados, bem como tratar perturbações concomitantes que contribuem diretamente para um mau dormir. Dormir em quantidade, em qualidade e na hora certa do dia permite ajudar a controlar, ou mesmo fazer regredir, outras doenças crónicas. Um bom sono, juntamente com uma alimentação adequada e de atividade física regular é imprescindível para termos uma boa saúde!