Lusiadas.pt | Lusíadas Saúde Porto Sailing
Lusíadas FOR ALL
primeira regata acessível do País

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, um dos mais emblemáticos eventos de vela a norte de Portugal, foi muito mais do que uma regata. Na edição de 2021, içámos as velas do desporto para todos.
 

Evento para TODOS

Este evento, que decorreu na Douro Marina, em Gaia, entre os dias 18 e 19 de setembro, assegurou, pela primeira vez neste tipo de eventos, a acessibilidade de toda a população, com a disponibilização de uma planta 2D, espaços acessíveis nas situações de mobilidade reduzida e língua gestual, fruto do trabalho desenvolvido em parceria com a associação Accessible Portugal.

Preparada para receber todos, este evento privilegiou não só a preservação e a consciencialização ambiental, como também as dinâmicas de suporte e desenvolvimento da comunidade local. Para minimizar o impacto ambiental do evento, a organização da Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021 cumpriu os requisitos do programa “Clean Regatta”, único no mundo na certificação da sustentabilidade ambiental de regatas.

Barco Lusíadas FOR ALL

Na Lusíadas Porto Sailing 2021 foi inaugurado o Barco Lusíadas FOR ALL. Desenvolvido em Portugal para a BBDouro, é o primeiro catamaran do mundo que reúne os requisitos técnicos e de segurança necessários para alargar a prática de vela a toda a população.


O Barco Lusíadas FOR ALL tem capacidade para acolher até quatro cadeiras de rodas ao mesmo tempo na sua plataforma central. Na sua estreia, o Barco foi tripulado pela equipa do projeto de inovação social “Sim, Somos Capazes”. 
 

Image Section
 Lusíadas Porto Sailing

"O Grupo Lusíadas é o maior parceiro de saúde do desporto nacional. E, enquanto organização socialmente responsável, somos igualmente promotores dos princípios da Inclusão e da Diversidade.
À luz deste posicionamento, a Lusíadas assume o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população. A edição deste ano da Lusíadas Saúde Porto Sailing revestiu-se, por isso, de especial relevância. Foi o primeiro evento de vela nacional projetado para ser verdadeiramente inclusivo."


Vasco Antunes Pereira, CEO e Presidente do Comité de Inclusão e Diversidade do Grupo Lusíadas Saúde
 

“Aceita o desafio de ser inclusivo e consciente?"

Este foi o tema da Talk realizada pela Lusíadas Saúde no dia 18 de setembro na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

Assista à Talk na íntegra no Facebook da Lusíadas Saúde

 

Os protagonistas da Talk são reconhecidos exemplos de superação: Jorge Pina, atleta paralímpico, Mafalda Ribeiro, Comunicadora e autora do projeto “Sorrir sobre Rodas”, e Bento Amaral, Enólogo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e campeão do mundo de vela adaptada em 2005, emocionaram e inspiraram os espetadores com as suas histórias de vida.

 

Icon
vs
Title
Jorge Pina | Atleta paralímpico
Summary

 

"Não somos diferentes. Todos somos iguais. Todos temos força para ultrapassar barreiras."

Icon
bs
Title
Mafalda Ribeiro | Comunicadora e autora do projeto “Sorrir sobre Rodas"
Summary

 

"A melhor forma de ser inclusivo é ouvir com atenção e falar com intenção."

Icon
sv
Title
Bento Amaral | Enólogo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e campeão do mundo de vela adaptada em 2005
Summary

 

"Quem é que não tem as suas limitações? Quem é que nunca teve um dia mau? Todos temos limitações."

 

 

Women on Water Regatta e XI Regata do Infante

A Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021, organizada em parceria com a BBDouro, reuniu as provas Women on Water Regatta e a Regata do Infante.  A Women on Water Regatta é a única regata com uma tripulação exclusivamente feminina em Portugal. A prova, disputada em embarcações da classe SB20, serviu para a qualificação nacional da final mundial desta categoria. A Regata do Infante é a maior regata de embarcações tipo cruzeiro no norte de Portugal e a única com chegada na zona histórica da ribeira do Porto e Vila Nova de Gaia.

Classificação XI Regata do Infante

Classificação Women On Water Portugal
 

Women on Water Regatta

 

XI Regata do Infante

Parcerias com Impacto

A Lusíadas Saúde privilegia as Parcerias de Impacto. A primeira regata acessível do País resulta do trabalho articulado de Parceiros que partilham a mesma Missão e Valores: a BBDouro, a Accessible Portugal e a Sim, Somos Capazes.

Image Section
eh