31 Julho 2019

Lusíadas Saúde é o serviço médico da Volta a Portugal

A Lusíadas Saúde vai ser o parceiro do serviço médico da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, que decorre entre os dias 31 de julho e 11 de agosto. No total, entre as várias etapas, o grupo disponibilizará duas ambulâncias e dezenas de profissionais preparados para prestar cuidados de saúde relacionados com situações que possam surgir no decorrer da prova – com especial atenção ao local de maior concentração de pessoas junto da reta da meta.

"Na Lusíadas Saúde, o envolvimento constante com a comunidade e a promoção da saúde são pilares fundamentais da nossa atividade. Além das situações de urgência que possam surgir e para as quais estaremos preparados, esta presença, com várias iniciativas associadas como rastreios, é uma excelente oportunidade para estarmos próximos da população, ajudando as pessoas a terem vidas mais saudáveis", explica Vasco Antunes Pereira, CEO do grupo Lusíadas.

Assim, a zona de apoio da Lusíadas Saúde – que estará instalada no final de cada etapa da prova – contará com a colaboração de quatro profissionais de saúde – um médico, dois enfermeiros e um auxiliar de ação médica – preparados para agir em situações de emergência e nas situações mais frequentes neste tipo de eventos, como é o caso das insolações, desidratações, dores de cabeça e quebras de tensão.

Além das situações de emergência, o grupo contará também com um espaço dedicado a promover a prevenção. Deste modo, enquanto aguarda pela tão esperada camisola amarela, o público pode realizar um rastreio gratuito a fatores de risco cardiovascular, prevenindo problemas a longo prazo. O objetivo é alertar a população para a importância de um estilo de vida saudável na prevenção de várias doenças – entre as quais também se incluirá os cuidados a ter com a exposição solar em cada dia de prova.

O percurso da 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai de Viseu ao Porto, passando por Miranda do Corvo, Leiria, Marinha Grande, Santo António dos Cavaleiros, Santarém, Pampilhosa da Serra, Covilhã (Torre), Oliveira do Hospital, Guarda. Torre de Moncorvo, Bragança, Serra do Larouco, Viana do Castelo, Santa Quitéria, Fafe e Senhora da Graça. No total, os atletas vão percorrer 1531,1 quilómetros.​​

Image
Lusíadas Saúde é o serviço médico da Volta a Portugal