Lusiadas.pt | Reabilitação Covid e Pós-Covid

Reabilitação Respiratória

A reabilitação respiratória está indicada no tratamento de doenças pulmonares crónicas ou após eventos agudos que comprometam a sua função pulmonar, como por exemplo uma pneumonia ou uma cirurgia torácica.

É composta por vários tipos de exercícios:

  • Exercícios respiratórios: para aumentar os volumes pulmonares e a expulsão de secreções.
  • Exercícios de expansão torácica: para melhorar a mobilidade torácica, facilitando as respirações profundas.
  • Exercícios de recondicionamento ao esforço e de fortalecimento muscular (associados aos anteriores).

Exercícios de Controlo Ventilatório

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS 

1.Respiração abdomino-diafragmática: deitado de barriga para cima, com as pernas ligeiramente fletidas, inspirar lentamente pelo nariz elevando o abdómen (aguentar 3 segundos), e depois expirar pela boca com os lábios semicerrados encolhendo o abdómen.

2. Deverá de seguida, em cada um dos exercícios abaixo propostos, respirar de forma calma e profunda, mas sem forçar. Inspirar lentamente pelo nariz (conte até 2) e expirar pela boca com os lábios semicerrados (contando até 4). A respiração deve ser contínua, não devendo parar em nenhuma das fases. 

Flexão da cabeça: leve o queixo ao peito enquanto expira e regresse à posição inicial enquanto inspira. 

Rotação da cabeça: rode a cabeça para um dos lados enquanto expira e regresse à posição inicial enquanto inspira. 

Rotação dos ombros: enrole os ombros em movimentos circulares ritmicamente com a respiração controlada.

3. Espirometria de incentivo: se tiver um espirómetro de incentivo, siga os seguintes passos para realizar a técnica de utilização de forma correta. Sentado com o tronco reto, deitar fora todo o ar que tem dentro dos pulmões. De seguida colocar os lábios firmemente em torno do bucal e inspirar lentamente pela boca o máximo que conseguir até que as 3 bolas subam (aguentar até 3 a 5 segundos); de seguida retirar a boca do aparelho e expirar normalmente. 

4. Palhinha em garrafa de água: Em alternativa ao exercício anterior, e caso não tenha um espirómetro, pode utilizar uma garrafa com água no fundo com uma palhinha. Inspire lentamente pelo nariz. Expire através da palhinha fazendo bolhinhas na água, aguentando 5 segundos.

Exercícios de Expansibilidade Torácica

Instruções: 

  • Executar os exercícios pelo menos 2 vezes por dia; 
  • Efetue 5 a 10 repetições de cada um deles. 

 

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS 

1. Deitado de barriga para cima colocar as mãos atrás da cabeça com os cotovelos juntos. Inspirar enquanto afasta os cotovelos. 

2. Deitado sobre um dos lados, separar o braço do corpo elevando-o acima da cabeça enquanto inspira pelo nariz, e depois baixar novamente o braço ao expirar pela boca (fazer o mesmo para o outro lado). 

3. Para realizar este segundo conjunto de exercícios deve sentar-se numa cadeira com as costas bem apoiadas. 

  • Eleve os braços enquanto inspira pelo nariz, expirando quando baixar os braços. 
  • Coloque os braços ao longo do corpo. Abra os braços esticados até juntar as mãos acima da cabeça enquanto inspira. 

4. Será necessário uma barra, que poderá ser, por exemplo, o cabo de uma vassoura. 

  • Segure a barra com os braços abertos e cotovelos fletidos. Afaste a barra do corpo enquanto expira.
  • Segure a barra com os braços esticados à frente do corpo, rode apenas os braços para cada um dos lados enquanto expira. Faça igual para o lado contrário. 
  • Segure a barra com os braços atrás das costas, inspire enquanto sobe a barra junto às costas.

5. De pé, expire e incline o tronco para um dos lados deslizando a mão pela perna. Regresse à posição inicial e faça o mesmo para o outro lado. 

Exercícios de Mobilização e Expulsão de Secreções

Considerações iniciais: 
• Realizar os exercícios com um pacote de lenços de papel perto;
• Beba sempre muita água durante o dia; 
• Cumpra a medicação prescrita pelo seu Médico. 

Instruções: 
• Realizar os exercícios sentado numa cadeira com as costas bem apoiadas; 
• Realizar os exercícios pelo menos 2 vezes por dia (ao levantar e ao deitar, ou então sempre que sentir necessidade de expulsar secreções que tem dificuldade em mobilizar).

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

1. Coloque uma mão sobre o peito e outra sobre a barriga. Faça 5 respirações controladas, lentas e profundas, em que inspira pelo nariz e expira pela boca, sentindo a barriga encher e esvaziar com a respiração. Nas seguintes 5 respirações aumente a velocidade. De seguida realize 5 respirações em que inspira profundamente pelo nariz, e expire pela boca com o máximo de força durante o maior tempo que conseguir. 

2. Utilizar uma barra, que poderá ser um cabo de uma vassoura, por exemplo. Também pode realizar os mesmos movimentos sem barra. Inspire lenta e profundamente pelo nariz enquanto eleva os braços esticados acima da cabeça. Ao descer os braços para a posição original, expire violentamente pela boca durante o maior tempo que conseguir. Repita até conseguir expulsar as secreções ou ficar cansado. 

3. Mantenha os braços esticados para a frente a formar um ângulo de 90º com o peito. Enquanto inspira lenta e profundamente pelo nariz, abra os braços esticados de forma a ficarem atrás da linha formada pelo seu peito. De seguida, expire de forma violenta e prolongada levando os braços à sua posição original. Repita até conseguir expulsar as secreções ou ficar cansado. 

4. O último exercício pode ser feito isoladamente ou após cada um dos exercícios demonstrados anteriormente. Sentado numa cadeira, incline o tronco ligeiramente para a frente. Coloque os braços cruzados sobre a sua barriga. Inspire pelo nariz e seguidamente tussa 3 vezes enquanto se inclina para frente e pressiona a barriga com os braços. De seguida controle a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente. Repita todo o exercício mais 2 vezes se necessário. Não se esqueça de deitar a expetoração para um lenço de papel, descartando-o imediatamente.