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Alimentação saudável na gravidez: a grávida deve comer por dois?

Uma alimentação saudável na gravidez é fundamental para a saúde da mãe e do bebé, mas tal não significa que a grávida deva comer por dois.

Durante a gestação, os hábitos alimentares da mãe refletem-se não só no seu organismo mas também no do seu bebé, uma vez que este depende totalmente da mãe para obter os nutrientes de que necessita. Manter o equilíbrio e uma alimentação saudável na gravidez enquanto se luta para controlar a fome não é fácil.

No entanto, se souber quais são as necessidades efetivas dos dois envolvidos, bem como os cuidados alimentares a ter, é mais fácil tomar a melhor decisão. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa ajuda nessa tarefa de manter uma alimentação saudável na gravidez.

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(A necessidade de suplementação deve ser avaliada individualmente, de modo a colmatar eventuais défices nutricionais)

Aumento ponderal na gravidez

O aumento de peso na mulher grávida deve ser controlado, pois poderá ter influência no prognóstico da gestação e no peso do bebé à nascença.
  • Aumento de peso insuficiente

Constitui um fator de risco de prematuridade e/ou o baixo peso à nascença;
  • Aumento de peso excessivo

Aumenta a probabilidade de excesso de peso à nascença, complicações durante o parto e o risco de desenvolvimento de diabetes e pré-eclâmpsia. O aumento do peso recomendado durante a gravidez depende do Índice de Massa Corporal (IMC) da mãe, antes da conceção.

 

Necessidades nutricionais na gravidez

As necessidades energéticas (calóricas) da grávida variam de acordo com o período de gestação:
  • Até ao segundo trimestre não ocorre aumento das necessidades energéticas;
  • No segundo trimestre considera-se um acréscimo de 340 calorias às necessidades energéticas normais;
  • No terceiro trimestre verifica-se um aumento de 452 calorias/dia.

 

Ingestão de macronutrientes

  • Proteínas

Apesar das necessidades proteicas aumentadas, não é necessária suplementação ou aumento do consumo, uma vez que, por norma, a ingestão já é superior ao recomendado.
  • Hidratos de Carbono

A ingestão diária e fracionada de cereais, derivados e tubérculos constitui a principal fonte de energia do organismo.
  • Lípidos

É fundamental a ingestão diária de ómega 3, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal.
    • Fontes de ómega 3
Peixes gordos (sardinha, salmão, atum, …), frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, …) e alimentos enriquecidos.

 

Micronutrientes

A necessidade de consumo de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) encontra-se aumentada durante o período de gestação, devendo a sua ingestão ser privilegiada.

 

Prevenção da Toxoplasmose

Os hospedeiros do Toxoplasma Gondii são os gatos domésticos e selvagens. Os restantes mamíferos terrestres e aves podem ser contaminados ao entrar em contacto com as fezes dos gatos. De modo a prevenir a contaminação por este microrganismo, é importante adotar alguns cuidados alimentares:
  • Confecionar muito bem a carne, peixe e ovos;
  • Evitar produtos lácteos não pasteurizados;
  • Higienizar muito bem os legumes e frutos.
Tome maior atenção quando consumir produtos fora de casa. Evite saladas, marisco, maionese e sobremesas confecionadas com ovos crus.

 

Alterações gastrointestinais

 

Náuseas e vómitos

A sensação de náuseas e vómitos é frequente essencialmente no primeiro trimestre de gravidez, podendo ser atenuada seguindo algumas recomendações alimentares:
  • Faça pequenas refeições com intervalos de 2 a 3 horas;
  • Evite a ingestão de líquidos às refeições, optando por fazê-lo entre refeições;
  • Evite a ingestão de refeições ricas em gordura.

 

Obstipação

Em caso de obstipação, opte por:
  • Aumentar a ingestão de líquidos, entre as refeições – água, chás, sumos de fruta naturais;
  • Consumir alimentos com elevado teor de fibras (legumes, fruta e cereais integrais);
  • Praticar exercício físico (de acordo com as recomendações médicas).

 

Azia

A pirose consiste na sensação de azia, bastante frequente nas mulheres grávidas, que pode ser evitada ou atenuada optando por:
  • Fazer pequenas refeições com intervalos de 2 a 3 horas;
  • Limitar o consumo de bebidas com gás, álcool, produtos com cafeína, chocolate, fruta ácida, tomate, fritos e picantes;
  • Evitar deitar-se após as refeições;
  • Evitar roupa apertada, que comprima o abdómen.

 

Últimas recomendações sobre alimentação saudável na gravidez

O acompanhamento nutricional deve ser sempre individualizado. Para mais informações deve contactar o seu nutricionista.

 

Autoria:
Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa

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