2 min

Como usar o fio dentário? 

Colaboração
A utilização diária do fio dentário é fundamental para uma boa higiene oral. Uma ação complementar que deve fazer antes da escovagem dos dentes e que trará inúmeros benefícios à sua boca, dentes e gengivas. 

A escovagem dos dentes e o uso de fio dentário são duas práticas que devem andar sempre de mãos dadas. Apesar de, muitas vezes, privilegiarmos apenas o uso da escova de dentes, o fio dentário é essencial para uma rotina saudável e deve ser imprescindível no dia-a-dia. Uma ação obrigatória que, pelo menos uma vez por dia, permitirá uma melhor saúde oral. No entanto, o uso do fio não pode ser uma alternativa à escova de dentes. Cada um cumpre a sua função e devem sempre ser utilizados em conjunto.

Porquê usar o fio dentário?

O fio dentário é uma maneira eficaz de remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que se acumulam entre os dentes. Apesar de esse também ser um dos objetivos da escovagem, esta, por si só, não consegue ser 100% eficaz em algumas áreas que são de difícil acesso aos filamentos da escova. Ao eliminar a placa bacteriana e os resíduos de comida está a prevenir a formação de cáries e de tártaro, a reduzir a probabilidade de gengivite e periodontite e a melhorar a frescura do seu hálito.

Como usar o fio dentário?


1.    Segure, aproximadamente, 45 cm de fio dentário. 
2.    Enrole a maior parte do fio à volta dos dedos indicadores, pressionando com os polegares e deixando um espaço de cerca de 4 cm de fio esticado.
3.    Suavemente, passe o fio entre os seus dentes, num movimento de cima para baixo.
4.    Passe também na zona logo abaixo a linha da gengiva, fazendo um formato mais curvo com o fio, para conseguir chegar a todo o contorno do dente.
5.    Repita o processo em cada um dos dentes, mesmo nos que ficam mais atrás. 
6.    Utilize uma parte limpa do fio dentário para cada dente, movendo o fio, desenrolando-o num dos dedos e enrolando-o no outro.  
7.    Enxague a boca com água e lave os dentes. 

Como escolher o fio dentário mais adequado para si?

Existem alguns tipos de fio dentário sendo os mais habituais os fios de nylon e os fios de politetrafluoroetileno (PTFE). Enquanto os fios de nylon são compostos por vários filamentos, o que faz com que possam começar a desfiar principalmente entre espaços mais apertados, os fios de PTFE têm apenas um filamento o que permite que sejam mais resistentes e deslizem mais facilmente. Para casos em que os espaços entre os dentes sejam maiores, ou para quem utiliza aparelho dentário, é recomendado o uso de superfloss, um fio dentário mais espesso e/ou de escovilhão interdentário.

Uma utilização correta do fio dentário e da escova de dentes não prescinde de um acompanhamento médico regular. Faça, no mínimo, duas visitas anuais ao higienista oral e/ou dentista para garantir uma boca, dentes e gengivas saudáveis, bem como para prevenir eventuais problemas que possam surgir no futuro. 


 

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil

Scientific Review

Dra. Raquel Lopes

Dra. Raquel Lopes

Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica HeyDoc Amoreiras
PT