3 min

Lesão no tendão de Aquiles: tratamento, cirurgia e recuperação

O tendão de Aquiles liga os músculos da parte de trás da perna, ao osso do calcanhar e, apesar de ser muito resistente, certas pessoas estão mais propensas a desenvolver uma lesão nesta zona do corpo.

O que é o tendão de Aquiles?

O tendão de Aquiles é um tecido fibroso que liga os músculos da parte de trás da perna ao osso do calcanhar. Este tecido é bastante resistente; na verdade, o tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão no corpo humano. Ele permite-nos andar, correr, saltar e realizar as várias atividades do nosso dia-a-dia.

Rutura: a lesão mais comum no tendão de Aquiles

A rutura do tendão de Aquiles acontece, tal como o nome indica, quando ocorre uma rutura deste tecido, que pode ser total ou parcial. Esta lesão ocorre quando o tendão é esticado até ao seu máximo, rompendo.
São várias as razões que podem estar na sua origem. Acontece de forma mais recorrente com atletas, através da prática de desporto; no entanto, uma queda ou torção no tornozelo também podem causar uma rutura.

É ainda importante salientar que este tipo de lesão acontece mais frequentemente em casos em que o tendão já estava vulnerável. Para além disso, neste processo terapêutico, é necessário que o doente tenha um grande nível de empenho na recuperação e reabilitação, assumindo o compromisso com a fisioterapia.  

Sintomas de lesão no tendão de Aquiles

A maioria das pessoas experiencia os seguintes sintomas: 

  • Sensação de ter sido pontapeado no gémeo;
  • Dor severa e inchaço perto do calcanhar;
  • Incapacidade de dobrar o pé para baixo ou impulsionar a perna lesionada ao tentar caminhar;
  • Incapacidade de ficar apoiado na ponta dos pés;
  • Um som ou estalo que ocorre durante a lesão.

Fatores de risco

  • Idade: por norma a idade em que as pessoas mais rompem o tendão é entre os 30 e os 40 anos.;
  • Género: é 5 vezes mais provável ocorrer num homem do que numa mulher;
  • Desportos recreativos: as ruturas de tendões ocorrem mais em desportos que envolvem correr e saltar;
  • Obesidade: o peso excessivo faz mais pressão no tendão;

Qual o tratamento para esta lesão?

Mesmo antes de chegar a ajuda médica é necessário repousar o pé, pôr gelo, aplicar compressão e elevar a perna. Os tratamentos médicos envolvidos normalmente são:

  • Gesso: imobilizar o pé e o tornozelo com gesso é um dos passos necessários neste processo.
  • Cirurgia: A cirurgia para reparar um tendão de Aquiles rasgado é frequentemente recomendada como o melhor tratamento, especialmente para pessoas mais ativas, jovens ou de meia-idade. O procedimento geralmente envolve uma incisão na parte de trás da perna, seguida pela sutura do tendão. Em casos mais graves, pode ser necessário reforçar com outros tendões. Esta cirurgia é considerada simples e de baixo risco, às vezes realizada em regime de ambulatório. 
    Após a operação, é necessário imobilizar a perna com gesso. O doente pode experimentar algum desconforto, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia. As complicações possíveis, como infeção ou dano do nervo, são muito raras.
  • Fisioterapia: Em ambos os casos, vai ser necessário o doente fazer fisioterapia para ganhar força e mobilidade na zona afetada.

É importante praticar desporto com segurança e estar atento às dificuldades do dia-a-dia. A rutura não é a única condição que pode afetar este tendão; existem muitas outras lesões que podem ocorrer.

A segurança é fundamental neste contexto. Embora seja impossível evitar todos os acidentes, existem maneiras de prevenir lesões, como fazer exercícios de aquecimento antes de iniciar a atividade física, aumentar gradualmente a intensidade da atividade e alongar regularmente os tornozelos.

 

Este artigo foi útil

Scientific Review

Dr. Luís Frederico Braga

Dr. Luís Frederico Braga

Unit Coordinator of Ortopedia e Traumatologia

Hospital Lusíadas Lisboa
PT