Profissionais experientes e focados em
promover o bem-estar psíquico de quem os procura.

A Psiquiatria é a especialidade médica vocacionada para a saúde mental, atuando na prevenção, diagnóstico e reabilitação de distúrbios emocionais, comportamentais, orgânicos e funcionais.

Nas Unidades de Psiquiatria da Lusíadas Saúde, cada intervenção do psiquiatra é altamente personalizada e focada em encontrar resposta a todas as formas de sofrimento mental - sejam elas orgânicas ou funcionais como a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia ou transtornos de personalidade.

A Lusíadas Saúde pratica uma Psiquiatria de proximidade, dispondo de equipas de profissionais com vasta experiência em diferentes áreas de atuação que, em equipa, trabalham com um objetivo único: a promoção do bem-estar psíquico de quem os procura.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Teleconsultas

  • Consulta de Psiquiatria

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Psiquiatria Perinatal

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Psiquiatria Geriátrica

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Insónia

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Burnout

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Depressão Resistente

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Psicoses

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Dependências Comportamentais

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Dependências de Substâncias e Álcool

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Psiquiatria Transcultural

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Teleconsulta de Psiquiatria (via vídeochamada)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Dra. Ana Peixinho

Dra. Ana Peixinho

Coordenador de Psicologia, Psiquiatria, Neuropsicologia: Hospital Lusíadas Lisboa

Coordenador de Psicologia, Psiquiatria, Neuropsicologia: Hospital Lusíadas Lisboa

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Monsanto

Áreas de Interesse

Depressão; Ansiedade; Psiquiatria Perinatal; Burnout

Dr. Ricardo Caetano

Dr. Ricardo Caetano

Unidades

Hospital Lusíadas Monsanto

Áreas de Interesse

Depressão; Ansiedade; Psicoses; Perturbações por Uso de Álcool; Insónia

Dr. Rui Pedro Albuquerque

Dr. Rui Pedro Albuquerque

Unidades

Hospital Lusíadas Monsanto

Áreas de Interesse

Psiquiatria geral; Envelhecimento; Reabilitação Cardíaca

videoconsulta

Teleconsulta

Ver todos

Áreas de Intervenção

Depressão Resistente

A Perturbação Depressiva Major é uma perturbação mental comum que afeta cerca de 15% da população geral. A Depressão Resistente ao Tratamento consiste num episódio depressivo em que não foi possível atingir melhoria significativa com pelo menos dois antidepressivos (da mesma classe ou classes diferentes) em dose, tempo de tratamento e adesão ao tratamento adequados. Cerca de 30% dos doentes com Perturbação Depressiva Major apresentam resistência ao tratamento. Assim, a Depressão Resistente ao Tratamento condiciona aumento de comorbilidade psiquiátrica e orgânica, diminuição da funcionalidade, diminuição da qualidade de vida, acarretando assim custos diretos e indiretos significativos.

Consulta de Psiquiatria - Depressão Resistente

Consulta orientada para a otimização do tratamento da depressão, com avaliação médica e despiste de doença orgânica e diagnóstico diferencial, revisão terapêutica, discussão de estratégias de tratamento farmacológico e psicoterapêutico bem como psicoeducação no tratamento da depressão.

Dependência de Substâncias e Álcool

A Adição, também designada de dependência, é uma doença crónica, cíclica e recorrente. Caracteriza-se pela procura e consumo compulsivo de substâncias, com progressiva perda de controlo e desenvolvimento de um estado emocional e/ou físico negativo na ausência do uso (abstinência) e desejo ou urgência para novos consumos.

Apesar da variabilidade de substâncias (cocaína, heroína, álcool, MDMA, catinonas, canabinóides, etc) e do modo de administração (inalado, oral, injetado) ou frequência de uso (binge/uso diário), a evidência atual descreve uma base neurobiológica semelhante para as dependências.

A adição, nas suas várias apresentações, tem tratamento e possibilidade de recuperação.

Consulta de Psiquiatria - Adições e Dependências

A Consulta de Dependência de Substâncias e Álcool pretende a avaliação completa do paciente, estabelecendo um plano terapêutico de intervenção adaptado às características do indivíduo, substância(s) consumida(s) e presença, ou não, de outras perturbações psiquiátricas como ansiedade ou depressão.

De acordo com as recomendações atuais, a par do tratamento com psicofármacos, o paciente poderá ser igualmente encaminhado para consulta de psicologia, mantendo um seguimento multidisciplinar, em equipa.

Doenças do Comportamento Alimentar

As perturbações do comportamento alimentar são doenças psiquiátricas, caraterizadas por comportamentos alimentares anormais que afetam a saúde física, emocional e social de uma pessoa. 

As perturbações do comportamento alimentar mais conhecidas são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e a perturbação de ingestão alimentar compulsiva (PIAC). É importante perceber que não são uma escolha de estilo de vida e que qualquer pessoa pode desenvolver uma doença de comportamento alimentar.

Estas doenças têm um impacto profundo na vida das pessoas afetadas, mas também das suas famílias ou das pessoas mais próximas. Pelo impacto que a restrição alimentar ou os comportamentos compensatórios podem ter na saúde, como alterações do trato gastrointestinal, erosão dos dentes, com diminuição do peso drástica aparecer também o enfraquecimento dos ossos, tornando as fraturas mais prováveis. Para já não falar do risco de vida, sendo a anorexia nervosa a doença psiquiátrica que maior nível de mortalidade tem. 

O tratamento destas doenças requer uma equipa multidisciplinar, composta por especialistas de Psiquiatria, Psicologia e Nutrição Clínica. É necessária uma abordagem holística que inclui tanto os aspetos físicos como os emocionais.  

O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a recuperar ou a desenvolver uma relação saudável consigo própria com o seu corpo e a com a alimentação, de forma a que possa viver de forma equilibrada e livre de regras autoimpostas. 

No Hospital Lusíadas Monsanto, a unidade do grupo Lusíadas Saúde dedicada à saúde mental, conte com uma equipa especializada e experiente em perturbações do comportamento alimentar para apoio à sua recuperação.

Insónia

O sono é um estado fisiológico complexo, caracterizado por alterações da consciência, atenuação dos sentidos, inibição de quase todos os músculos voluntários e interações reduzidas com o meio envolvente.

Um sono adequado é vital para o nosso organismo, nomeadamente para a saúde mental, e pode ser afetado por diversos fatores fisiológicos, comportamentais e ambientais.

Existem diferentes perturbações do sono como a insónia, a hipersónia idiopática, a narcolepsia, perturbações do ritmo sono-vigília, perturbações respiratórias do sono, perturbações do movimento relacionadas com o sono ou parassónias, como o sonambulismo ou terrores noturnos.

A insónia é a perturbação do sono mais prevalente (10-30%). É definida pela duração e qualidade do sono, podendo incluir a dificuldade em adormecer ou em permanecer a dormir (despertares noturnos ou matinais), e conduz a preocupações e consequências diurnas, tais como fadiga, sonolência, perturbações do funcionamento social e profissional, perturbações da memória, da concentração ou da atenção.

Consulta de Psiquiatria – Insónia

A consulta de Insónia tem como objetivo a avaliação das alterações do sono, o seu enquadramento e o diagnóstico diferencial para se estabelecer um diagnóstico final e definir a melhor abordagem de tratamento. A intervenção terapêutica pode incluir psicoeducação, intervenções psicológicas e medicamentosas e orientação e tratamento de eventuais causas subjacentes.

Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se manifesta através de um padrão persistente acima da média de sintomas como a desatenção, hiperatividade motora e impulsividade. Estes sintomas refletem-se numa perturbação do funcionamento do indivíduo ao longo de toda a vida.

Apesar de habitualmente associada à infância, hoje sabe-se que existe uma parte expressiva da população que permanece com estes sintomas na idade adulta.

Consulta de Psiquiatria - Hiperatividade e Défice de Atenção

A consulta de Hiperatividade e Défice de Atenção do Adulto tem como objetivos o estabelecimento do diagnóstico diferencial desta perturbação em adultos, estabelecimento de um plano terapêutico (que passará primariamente pelo início de terapêutica farmacológica dirigida e referenciação quando apropriado a consulta de Psicologia dirigida a intervenções não farmacológicas) e seguimento destes pacientes na consulta.

Psicogeriatria

A Psicogeriatria é a área da Psiquiatria que se ocupa das pessoas com mais de 65 anos de idade que sofrem de problemas de saúde mental. A doença física, o isolamento social e a polimedicação, são alguns dos aspetos que justificam uma abordagem médica e psicoterapêutica específica neste grupo etário.

Consulta de Psiquiatria Geriátrica

A consulta de Psicogeriatria pretende: diagnosticar e tratar de forma precoce e adequada as principais doenças e queixas psiquiátricas tendo em conta as particularidades do escalão etário, o controlo rápido dos sintomas, a melhoria do funcionamento pessoal, ocupacional e social do paciente e o apoio aos cuidadores evitando a sobrecarga associada aos cuidados prestados.

Esta consulta trabalha em estreita articulação com a Medicina Interna, a Psicologia e a Neuropsicologia, definindo planos de intervenção específicos e individualizados que respondam às necessidades identificadas em cada paciente.

Psicoses

As psicoses são perturbações psiquiátricas onde existe uma significativa rutura e afastamento da realidade por parte dos pacientes. As psicoses incluem perturbações diversas como a esquizofrenia, psicose induzida por drogas, perturbação delirante, algumas formas graves de perturbação bipolar e depressão, entre outras. Entre os principais sintomas incluem-se as ideias delirantes (como as ideias de perseguição ou vigilância) e as alucinações (por exemplo os pacientes têm convicção de que estão a ouvir coisas que na realidade não existem). Tipicamente estas doenças têm o seu início entre o final da adolescência e a idade adulta jovem, com elevado impacto na vida dos pacientes e das suas famílias.

Consulta de Psiquiatria - Psicoses

A Consulta de Psicoses tem como objetivos o diagnóstico diferencial de entre as diferentes perturbações psicóticas, instituição do tratamento adequado, incluindo medicação e, quando indicadas, intervenções psicológicas, e o acompanhamento dos pacientes e suas famílias.

Psiquiatria Perinatal

A Psiquiatria Perinatal é a área da psiquiatria que identifica, acompanha e trata as doenças psiquiátricas que surgem durante a gravidez, a amamentação e o pós-parto. Esta sub-especialidade da Psiquiatria promove também o acompanhamento de mulheres com patologia psiquiátrica prévia que engravidam ou planeiam engravidar.

Consulta de Psiquiatria Perinatal

A consulta de Psiquiatria Perinatal pretende: planificar e acompanhar a gravidez em mulheres com patologia psiquiátrica prévia tratadas ou não com psicofármacos; delinear um plano individualizado de tratamento durante a gravidez, o parto, o puerpério e a amamentação para mulheres com doença psiquiátrica inaugural; tratar a doença psiquiátrica que surge no período pós-parto (até 12 meses após o parto) e acompanhar a doença psiquiátrica secundária a perda fetal.

Esta consulta trabalha em estreita articulação com a Obstetrícia e a Psicologia definindo planos de intervenção específicos e individualizados que respondam às necessidades identificadas em cada paciente.

Contactos

Fale connosco

214 329 410

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Alfredo da Silva, nº 16, Alfragide

2610-016

Amadora