Tem como principal área de diferenciação e intervenção a Reabilitação Neurológica, nomeadamente doentes em recuperação de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), doentes com Esclerose Múltipla, Parkinson, doenças do movimento e doenças neurodegenerativas.
O Centro de Medicina Física e de Reabilitação está ainda apto para o acompanhamento de doentes em reabilitação pós-cirúrgica, em recuperação de lesões dos músculos, nervos, articulações, tendões e ossos, minimizando o seu impacto na qualidade de vida.
Com uma abordagem global, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Lusíadas Monsanto é composto por uma equipa multidisciplinar que desenvolve a sua atividade ajustando os tratamentos às necessidades individuais de cada doente, em articulação com os seus familiares.
O processo de reabilitação é coordenado pelo médico fisiatra e pode ser realizado em regime de internamento, ambulatório ou através de grupos terapêuticos.
Consultas e Exames
-
Consultas
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação/Fisiatria
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação - Músculo-Esquelética
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação - Neurológica
Corpo clínico

Dra. Isabel Amorim
Unidades
Áreas de Interesse
Reabilitação de Patologia Músculo-Esquelética, Neurológica, Oncológica e Patologia Desportiva; Mesoterapia; Ondas de Choque; Reabilitação do Pavimento Pélvico; Disfunção da Articulação Tempero-Mandibular
Acesso aos Programas de Reabilitação Intensiva em Ambulatório
O acesso aos programas de reabilitação em ambulatório é sempre realizado a partir da Consulta de Medicina Física e de Reabilitação no Hospital Lusíadas Monsanto. Para agendar a sua consulta, contacte-nos pelo 21 770 41 16 ou faça a sua marcação online na App/Portal +Lusíadas.
Os programas de reabilitação em ambulatório incluem:
- Fisioterapia individual
- Fisioterapia em grupo/classes terapêuticas
- Terapia ocupacional
- Terapia da fala
- Reabilitação Cognitiva
- Psicologia
Acesso aos Programas de Reabilitação Intensiva em Internamento
O acesso é feito através da consulta de Neurologia ou de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Lusíadas Monsanto. Para outras situações, contacte-nos através do 214 329 410/11.
Nos programas de reabilitação intensiva em internamento, o Hospital Lusíadas Monsanto disponibiliza:
• Avaliação nas primeiras 24h por uma equipa multidisciplinar
• Acompanhamento 24h pela equipa de enfermagem
• Acompanhamento diário pela equipa médica de Medicina Interna
• Acompanhamento multidisciplinar, com o apoio de várias especialidades – Neurologia, Psiquiatria, entre outras
• Presença de médico nas 24h para dar resposta a eventuais intercorrências
• Na alta: reunião com a família e plano de recomendações, ensinos, prescrição de produtos de apoio e adaptações para o domicílio.
Nota: em todos os programas, a intensidade, duração e modalidades terapêuticas são definidas caso a caso.
Conheça os nossos programas
Programa de Reabilitação Intensiva pós-AVC
A reabilitação após um AVC tem como objetivo reabilitar as alterações motoras, sensoriais, cognitivas, psicoemocionais, bem como eventuais dificuldades na comunicação e na deglutição, entre outras.
O programa de reabilitação é elaborado pela equipa de reabilitação após uma avaliação clínica cuidada, sendo individualizado e orientado de acordo com objetivos específicos, definidos em conjunto com a pessoa que teve o AVC e os seus familiares.
Programa de Reabilitação Intensiva na doença de Parkinson e doenças do movimento
Este plano tem como objetivo minimizar o impacto funcional das sequelas, otimizar a capacidade funcional, promover a atividade, a participação e a independência, melhorar a qualidade de vida e reduzir a sobrecarga dos familiares/cuidadores.
Os programas de reabilitação focam na reabilitação das alterações da marcha, nas alterações psicoemocionais, na prescrição de produtos de apoio e auxiliares de marcha, na reabilitação das alterações da comunicação e da deglutição, no recondicionamento cardiorrespiratório, no ensino de estratégias e na prevenção de complicações decorrentes da imobilidade em fases avançadas da doença.
Programa de Reabilitação Intensiva Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE)
A reabilitação após TCE tem como objetivo reabilitar as alterações cognitivas, comportamentais, psicoemocionais, motoras, sensoriais, assim como alterações na comunicaçãoe deglutição, entre outras.
A reabilitação cognitiva assume um papel central fundamental neste processo, integrando a intervenção neurofarmacológica e as novas tecnologias, com o objetivo de potenciar os resultados terapêuticos e promover o envolvimento da pessoa nos tratamentos.
O programa de reabilitação é elaborado pela equipa de reabilitação, após avaliação clínica, sendo sempre individualizado e orientado de acordo com objetivos específicos.
Programa de Reabilitação Intensiva na Esclerose Múltipla
A reabilitação na Esclerose múltipla tem como objetivo minimizar o impacto funcional das sequelas, promovendo maior autonomia e qualidade de vida. A intervenção foca-se em áreas como as alterações da marcha e do equilíbrio, a fadiga, as alterações sensoriais, a espasticidade, as alterações na comunicação e na deglutição, as alterações cognitivas e emocionais (incluindo alterações do humor, depressão e irritabilidade), bem como as alterações dos esfíncteres, que afetam o controlo da bexiga e da função intestinal).
Programa de Reabilitação Intensiva Pós-Cirurgia
Indicado para a recuperação após intervenção cirúrgica decorrente de lesão cerebral, ou após cirurgias ortopédicas, como a colocação de prótese da anca, reabilitação após fraturas, entre outras.