12 Maio 2014

Cirurgia inovadora no Hospital Lusíadas Porto

No dia 10 de março, voltámos a fazer história. E o médico responsável por esta cirurgia inovadora em Portugal foi o urologista Prof. Dr. Estevão Lima.

No dia 10 de março, voltámos​ a fazer história. E o médico responsável por esta cirurgia inovadora em Portugal foi o urologista Prof. Dr. Estevão Lima.

Foi a primeira vez que um hospital privado no nosso país realizou uma cistectomia radical (remoção da bexiga) laparoscópica com linfadenectomia pélvica, e confeção de uma neobexiga com intestino delgado (íleo), para tratamento de um cancro da bexiga musculo-invasivo.

O professor Estevão Lima é o único urologista português e dos poucos a nível mundial com grande experiência na realização deste tipo de procedimento.

A formação de uma nova bexiga, com recurso ao intestino delgado, permite que a manutenção da continência urinária, sem necessidade de sacos coletores urinários no abdómen. Além disso, a realização das cistectomias por laparoscopia oferece várias vantagens sobre a cirurgia convencional. Há um menor sangramento durante a cirurgia e por isso menor risco de necessidade de transfusões de sangue. Também a dor no pós-operatório é muito menor e a recuperação muito mais rápida. O início da alimentação e da atividade intestinal é precoce e por esta razão as altas hospitalares são muito mais rápidas do que na cirurgia aberta. Outra vantagem muito importante da abordagem laparoscópica é o risco diminuído de eviscerações e de infeções da parede intestinal, extremamente frequentes na abordagem convencional. Há também uma menor morbilidade peri-operatória.

Hospital Lusíadas Porto volta a estar na vanguarda. Sempre com vista a cuidar o melhor possível, promovendo a saúde e o bem-estar dos seus clientes.