16 Dezembro 2015

Cirurgia videoscópica para os Quistos Sacrococcígeos

É uma verdadeira revolução na cirurgia aos quistos no cóccix e pode agora ser realizada no Hospital Lusíadas Porto (o primeiro hospital privado a inaugurar esta técnica): a cirurgia videoscópica é um procedimento minimamente invasivo que permite uma recuperação muito mais rápida e sem dor.

Os quistos sacrococcígeos surgem sobretudo nos adolescentes e jovens adultos e, até agora, podiam ser removidos através da cirurgia clássica, com riscos de recidiva e grande taxa de morbilidade. Tiago Coelho, Cirurgião Pediátrico, explica as razões para este pós-operatório difícil: "Como se tratava de uma cirurgia normal, no pós-operatório havia a necessidade de fazer pensos regulares, o doente não se podia sentar nem pôr de cócoras porque podia rebentar os pontos ou abrir a ferida. Havia dor, risco de infeção e, como falamos de adolescentes que querem é seguir com a sua vida e, em grande número de casos, praticar desporto, era muito difícil e implicava uns 15 dias a 3 semanas de imobilidade."​​

Com esta nova técnica, tudo mudou: "Esta cirurgia permite que, com um pequeno orifício, possamos trabalhar por debaixo da pele. Como não há incisão, como não há ferida aberta, como não há costura, não há dor nem há impedimento dos movimentos normais no pós-operatório. O que significa que algumas horas depois os doentes já estão em casa e no dia seguinte ou dois dias depois podem voltar às suas vidas, com todo o tempo de aulas ou de trabalho que se poupa."

Mais uma técnica inovadora disponível no Hospital Lusíadas Porto. 

Porque cuidar é também usar a mais recente tecnologia ao serviço dos nossos clientes.​

Image
Cirurgia videoscópica para os Quistos Sacrococcígeos