21 Janeiro 2015

Cuidar da saúde mental dos idosos

Há uma nova consulta especializada de psiquiatria no Hospital Lusíadas Lisboa: a Consulta de Psiquiatria Geriátrica. O aumento da esperança média de vida trouxe novos desafios às sociedades em geral, e à Medicina em particular.

Com efeito, existe uma elevada prevalência de doenças psiquiátricas associadas ao envelhecimento. Estudos realizados mostram que a depressão duplica na população com idade superior a 65 anos. Basta pensar em situações como o isolamento, o luto, a existência de doenças graves e incapacitantes para se compreender a existência de uma consulta diferenciada.

Os sintomas mais comuns que requerem observação em Consulta de Psiquiatria Geriátrica são: tristeza, ansiedade, insónia, alterações de memória ou alterações do comportamento. Assim, qualquer médico de outra especialidade estará particularmente atento a estes sinais, podendo referenciar o cliente à consulta de Psiquiatra Geriátrica, se assim achar necessário.

Nesta consulta, o objetivo é o diagnóstico e o tratamento da patologia psiquiátrica das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; a avaliação e tratamento de patologia psiquiátrica associada a síndromes demenciais; a avaliação neuropsicológica e treino cognitivo sempre que se justifique.

Esta nova consulta é mais um passo neste caminho que temos dado no sentido de cuidar. E cuidar da saúde mental dos idosos é urgente, imperioso e uma das nossas missões.​

Image
Cuidar da saúde mental dos idosos