13 Julho 2021

Grupo Lusíadas Saúde realiza implante auditivo inédito em Portugal

O Grupo Lusíadas Saúde realizou, no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, o primeiro implante auditivo “Osia” em Portugal.

Graças à tecnologia inovadora, o implante ativo osteointegrado de estado estacionário fica completamente protegido pela pele, substituindo a técnica comum de transfixação da pele, aumentando a taxa de sucesso do procedimento e a qualidade de vida e segurança do paciente.

Na prática, com recurso a uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, a qual pode agora ser realizada em ambulatório e com anestesia local, este implante recorre a estimulação digital para contornar áreas não funcionais do sistema auditivo, permitindo, assim, uma maior capacidade auditiva. Esta solução beneficia, sobretudo, pacientes com grandes perdas auditivas, perdas unilaterais e ainda casos de otites médias com sequelas.

A realização deste primeiro implante atesta o compromisso da Lusíadas Saúde com a inovação permanente e o recurso à tecnologia de vanguarda em prol dos pacientes. Contribui, simultaneamente, para elevar a qualidade dos serviços de saúde prestados em Portugal.

Outra das novidades é a possibilidade de esta nova solução permitir uma ligação via bluetooth. Com recurso a uma aplicação para smartphone, o paciente conseguirá controlar a programação ou o volume do aparelho, tendo também possibilidade de atender chamadas e ouvir música.

O primeiro implante inédito em Portugal foi realizado por uma Equipa altamente especializada, liderada pelo médico Otorrinolaringologista Guilherme Carvalho, Sousa Vieira, Coordenador e médico especialista da Unidade de Otorrinolaringologia, Enf. Raquel Guimarães, Audiologistas Liliana Loureiro, Mário Alves, Fernanda Mota e Rita Ramos, e ainda por membros da Equipa do Bloco e Consulta do Hospital Lusíadas Porto.