Lusiadas.pt | Notícias | Grupo Lusíadas Saúde renova compromisso com sistema nacional de saúde

08 Novembro 2021

Grupo Lusíadas Saúde renova compromisso com sistema nacional de saúde

Contrato de Gestão do Hospital de Cascais prorrogado por mais um ano

O Grupo Lusíadas Saúde chegou a acordo com o Governo para a prorrogação do Contrato de Gestão do Hospital de Cascais em regime de Parceria Público-Privada (PPP) pelo prazo de um ano, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

Esta prorrogação reflete, uma vez mais, o firme compromisso da Lusíadas Saúde com o sistema nacional de saúde, ao assegurar a continuidade da prestação de cuidados de saúde às populações de Cascais e Sintra, sobretudo numa conjuntura ainda pandémica, garantir as condições para o normal funcionamento do Hospital de Cascais e salvaguardar o prosseguimento da operação.

A renovação por mais um ano, elevando para quatro o total de anos de prolongamento, pretende ainda acautelar a produção de todos os efeitos do atual concurso para a nova parceria, no qual o Grupo Lusíadas Saúde não participa.

“A gestão da Lusíadas Saúde tem permitido impulsionar de forma inequívoca a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde prestados no Hospital de Cascais, em total alinhamento com os mais elevados padrões mundiais.

Simultaneamente, o contrato em regime de Parceria Público-Privada no Hospital de Cascais contribuiu para uma poupança estimada de 245 milhões de euros ao Estado, equivalentes a 17,5 milhões de euros anuais.

Apesar da incerteza sobre a data final do contrato que pautou os últimos anos, a Lusíadas Saúde esteve e estará sempre disponível para colaborar com o Estado. Prova disso é o facto de o Grupo ter dado prioridade, em conjunto com a Equipa de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e restantes Pessoas, das áreas clínicas e não clínicas, à resposta às necessidades de todos aqueles que procuraram os serviços do Hospital de Cascais. Esse compromisso com o País é agora, uma vez mais, renovado.”, afirma Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde.

O Hospital de Cascais tornou-se uma referência a nível nacional e internacional. No mês passado, e pela quarta vez desde 2012, a qualidade e a segurança desta unidade de saúde foram reconhecidas pela Joint Commission International, a mais importante entidade norte-americana na acreditação de organizações de saúde.

Recentemente, foi também considerada a unidade de saúde portuguesa com o melhor desempenho global, na sua categoria, pela consultora IASIST, recebendo ainda o galardão de excelência clínica na totalidade das áreas avaliadas.

Além destas distinções, a Federação Internacional dos Hospitais reconheceu o Hospital de Cascais numa lista de 103 instituições mundiais que prestaram serviços de excelência no combate à pandemia de Covid-19.