28 Novembro 2025

Hospital Lusíadas Lisboa disponibiliza instalação sanitária para pessoas ostomizadas

O Hospital Lusíadas Lisboa já disponibiliza às pessoas ostomizadas uma instalação sanitária exclusiva, tornando-se uma das primeiras unidades de saúde em Portugal a oferecer esta infraestrutura adaptada.

Localizada no Edifício II do Hospital Lusíadas Lisboa, esta casa de banho foi concebida para responder às necessidades das pessoas que foram sujeitas a uma cirurgia de ostomia.  Esta nova infraestrutura visa melhorar as condições de conforto, privacidade e autonomia das pessoas ostomizadas, promovendo a sua inclusão e qualidade de vida no contexto hospitalar.

Em Portugal, estima-se que existam atualmente entre 20 e 25 mil pessoas ostomizadas. Com esta iniciativa pioneira, o Hospital Lusíadas Lisboa reforça o seu compromisso com a humanização dos cuidados de saúde e com a criação de condições adequadas às necessidades específicas de cada Cliente.

As pessoas ostomizadas enfrentam desafios no seu dia-a-dia, incluindo alterações físicas, psicológicas e sociais, sendo por isso fundamental para promover a sua autonomia, autoestima e reintegração social, através da disponibilização de instalações sanitárias adequadas. Num hospital e num serviço com cuidados humanizados direcionados à pessoa com estoma, sempre foi nossa pretensão a instalação de um WC equipado com recursos específicos, garantindo conforto e privacidade aos nossos clientes ostomizados” refere Carla Veigas, Diretora de Enfermagem do Hospital Lusíadas Lisboa.

A instalação do novo WC adaptado contou com a parceria da CONVATEC, empresa de produtos e tecnologias médicas focada em soluções para a gestão de condições crónicas, que colaborou no desenvolvimento e implementação do projeto.

Com esta infraestrutura adaptada, o Hospital Lusíadas Lisboa reforça o seu compromisso com a prestação de cuidados de saúde humanizados, que valorizam a individualidade e asseguram um ambiente acessível e confortável.