Lusiadas.pt | Notícias | Hospital Lusíadas Lisboa realiza primeira cirurgia robótica

23 Novembro 2021

Hospital Lusíadas Lisboa realiza primeira cirurgia robótica

Grupo Lusíadas Saúde reforça investimento na inovação com aquisição de “robô”

Maior rapidez, mais precisão, melhor recuperação e menos sequelas. Estes são os grandes benefícios da cirurgia robótica, técnica que se estreou este mês na Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa.

Sendo uma técnica que combina a cirurgia minimamente invasiva tradicional, como a laparoscópica, com a utilização de um dispositivo robotizado, a cirurgia robótica apresenta vantagens a todos os níveis, como uma incisão mais precisa e uma recuperação mais rápida no pós-operatório, no caso dos procedimentos menos invasivos

É através do sistema Da Vinci, a plataforma robótica que permite este tipo de intervenções, que a Lusíadas Saúde aposta nesta abordagem cirúrgica, que pode ser aplicada em várias áreas, sendo altamente recomendável para o tratamento do cancro da próstata ou do reto, em cirurgias urológicas ou gastrointestinais.

Houve uma aposta muito importante na formação e na integração de um conjunto vasto de especialidades, desde a cirurgia torácica, a urológica, a ginecológica ou a cirurgia geral, que inclui a parte colorretal que é frequentemente utilizada.”, refere o Professor Dr. Nuno Figueiredo, Coordenador da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa.

Com esta técnica cirúrgica inovadora, os doentes não só têm uma recuperação mais rápida e com menos dor, como a própria cirurgia – devido ao menor número de incisões – reduz as hipóteses de infeções no pós-operatório, com cicatrizes mais pequenas e menos tempo de internamento.

Focado na prestação de cuidados de saúde de excelência, e antecipando as principais tendências de inovação, procedimentos e tecnologias no setor da saúde, esta aposta é a confirmação de que o Grupo está alinhado com os mais elevados padrões de qualidade, oferecendo uma nova solução com maiores benefícios para os seus clientes.