15 Março 2021

Hospital Lusíadas Porto adquire novo ecoendoscópio linear

O Hospital Lusíadas Porto adquiriu um ecoendoscópio linear, que permite a realização de ecoendoscopias digestivas e ainda otimizar o estudo de várias patologias na área da gastroenterologia.

"Com este equipamento, o Hospital Lusíadas Porto está capacitado a realizar ecoendoscopia para estudo de várias patologias, tais como lesões subepiteliais do tubo digestivo alto e estudo de patologia biliopancreática, complementando exames como a TAC e a ressonância magnética”, explica a gastroenterologista do Hospital Lusíadas Porto, Paula Lago.

Sobre o novo equipamento, a médica acrescenta ainda que “possibilita, nalgumas situações, a realização de punção aspirativa guiada por ecoendoscopia para caracterização citológica e/ou bioquímica de algumas lesões, nomeadamente lesões nodulares e císticas do pâncreas, adenopatias peri-pancreáticas e peri-digestivas, entre outras indicações".

A primeira ecoendoscopia foi realizada sem complicações e atingiu os objetivos clínicos a que se propunha.

Trata-se de uma importante contribuição e um argumento relevante na melhoria da referenciação interna, otimizando sinergias entre a gastrenterologia, diferentes áreas cirúrgicas e a oncologia.