30 Março 2023

Hospital Lusíadas Porto estreia importante exame de diagnóstico do Cancro do Pulmão

O Hospital Lusíadas Porto realizou, no passado dia 23 de março, a primeira ecoendoscopia brônquica, um importante exame de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão, que permite melhorar as perspetivas de tratamento para os pacientes.

Este exame de primeira linha permite identificar as lesões com maior rigor e precisão, possibilitando que a equipa médica identifique de forma mais célere se o paciente é elegível para cirurgia ou se deverá ser encaminhado para radioterapia ou quimioterapia.

O Hospital Lusíadas Porto é a primeira unidade privada a realizar, na região a norte do País, este tipo de exame, minimamente invasivo para o paciente, com elevada segurança e baixa taxa de complicações, para além de ser realizado em regime de ambulatório. Perante este tipo de patologia, quanto mais cedo se diagnosticar, maiores as probabilidades de sucesso do tratamento.

A ecoendoscopia brônquica muda completamente a forma como se aborda o cancro do pulmão”, refere Miguel Guimarães, Coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Porto. “Estamos a falar de um dos cancros com maior taxa de mortalidade. Ajuda a um diagnóstico e a um estadiamento mais correto e célere, permite melhorar o tratamento e o prognóstico dos doentes”.

A disponibilização deste exame no Hospital Lusíadas Porto aumenta a capacidade de resposta a norte do País. Agora conseguimos somar os equipamentos de última geração e uma equipa técnica diferenciada e experiente no procedimento à capacidade de fazer esta intervenção com celeridade e segurança para os doentes”, acrescenta o Coordenador.