17 Outubro 2025
Joana Cruz e Rodrigo Gomes dão rosto à campanha da Lusíadas Saúde sobre rastreio precoce do cancro da mama
A Lusíadas Saúde lança uma campanha nacional de sensibilização sobre o cancro da mama sob o mote “O cancro também mudou a vida deles”, com o objetivo de humanizar o olhar sobre a doença e destacar o impacto que tem também em quem acompanha o processo. Protagonizada por Joana Cruz e Rodrigo Gomes, locutores da RFM, a campanha integra o ‘Outubro Rosa’, movimento mundial dedicado à consciencialização para a importância do rastreio precoce do cancro da mama.
Com cerca de 9.000 novos casos anuais e mais de 2.000 mortes por ano em Portugal, o cancro da mama continua a ser o tipo de cancro mais comum entre as mulheres. Alinhada com a sua missão de “Saber Cuidar” e no mês dedicado à sensibilização para o cancro da mama, a Lusíadas Saúde pretende, através desta iniciativa, reforçar a importância do diagnóstico precoce e o impacto da doença, que vai muito além de quem recebe o diagnóstico, afetando também familiares e amigos.
A campanha conta com o testemunho de Joana Cruz, que enfrentou publicamente um cancro da mama, e do seu colega e amigo Rodrigo Gomes, que a apoiou e acompanhou durante o processo, com objetivo de demonstrar que cuidar é um ato partilhado.
Com uma abordagem próxima e emocional, a campanha mostra como o cancro altera não só a vida de quem é diagnosticado, mas também daqueles que fazem parte da sua rede de apoio.
A campanha irá desenvolver-se ao longo do mês de outubro com stories e publicações nas redes sociais da Lusíadas Saúde, culminando no dia 19 de outubro (Dia Mundial do Cancro da Mama) com um post especial, e no dia 30 de outubro (Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama) com a divulgação de um reel/entrevista entre a Joana Cruz e o Rodrigo Gomes.
Neste conteúdo digital, os dois protagonistas partilham o seu “diagnóstico invertido”, um diálogo sincero sobre o impacto do cancro nos dois lados da história, demonstrando que quando o cancro entra na vida de alguém, muda a vida de todos.
“Decidi aceitar o convite para ser o rosto desta campanha, porque a minha história é a prova de que o rastreio precoce pode fazer toda a diferença. No meu caso, permitiu detetar o cancro numa fase inicial e aumentar as possibilidades de cura. Se puder inspirar alguém a fazer esse exame, já valeu a pena”, afirma Joana Cruz, locutora da RFM.
Com esta iniciativa, a Lusíadas Saúde reafirma o seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, ao disponibilizar cuidados de saúde de excelência que respondam às necessidades clínicas da população.