20 Março 2023

Lusíadas Dental assinala Dia Mundial da Saúde Oral com rastreio nacional

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala no próximo dia 20 de março, a Lusíadas Dental vai levar a cabo, em todas as suas Unidades, um conjunto de rastreios com vista a sensibilizar toda a população para o cuidado da sua saúde oral.

Estes rastreios irão decorrer, entre os dias 20 e 25 de março, na zona da Grande Lisboa (Lusíadas Dental – Clínica Amoreiras, Clínica Lusíadas Oriente, Hospital Lusíadas Amadora, Hospital Lusíadas Lisboa e Clínica Lusíadas Almada), no Porto (Hospital Lusíadas Porto) e em Gaia (Clínica Lusíadas Gaia), em Braga (Hospital Lusíadas Braga) e no Algarve (Clínica Lusíadas Fórum Algarve e Hospital Lusíadas Albufeira).

A iniciativa surge numa altura em que ainda metade dos portugueses (50,2%) afirma não se deslocar ao médico dentista, ou, quando o faz, fá-lo menos de uma vez ao ano, de acordo com os dados VII Barómetro de Saúde Oral de 2022. Segundo este relatório, os motivos que justificam esta realidade prendem-se com o facto destes 50,2% de portugueses acreditarem não necessitar de cuidados dentários, enquanto 30% afirmam não ter dinheiro para o fazer.

Para David Aleixo, médico dentista e Chief Medical Officer e Chief Operations Officer da Lusíadas Dental, “estes números comprovam o estigma que persiste em relação aos cuidados de saúde oral, que ainda são tidos como uma necessidade estética. Contudo, a verdade é que a carência de cuidados de saúde oral pode aumentar o risco de desenvolver diversos problemas de saúde mais graves”.

Ainda assim, acrescenta, “o último Barómetro de Saúde Oral mostra-nos que mais portugueses estão a ir ao dentista, nomeadamente mais 20,1% de 2022 para 2021. A sensibilização é cada vez maior, e nessa medida é necessário criarmos oportunidades para mais pessoas poderem aceder a melhores cuidados de saúde oral, tal como estamos a fazer neste mês de março com a realização do nosso rastreio nacional”.

Com o objetivo de assegurar a todos os seus clientes os melhores serviços e cuidados de saúde oral, a Lusíadas Dental dispõe, em todas as suas unidades, de uma equipa de pro­fissionais de saúde especializados nas mais diversas áreas da Medicina Dentária e Estomatologia. Durante o mês de março, a Lusíadas Dental dá, ainda, a possibilidade aos seus clientes de trazer um familiar para uma consulta de avaliação.

Mais informações sobre as datas de realização dos rastreios em cada unidade encontram-se disponíveis em Lusíadas - Rastreios Saúde Oral.