25 Junho 2021

Lusíadas inaugura Primeiro Centro de Endoscopia Avançada em Portugal

A Lusíadas Saúde inaugura hoje o primeiro Centro de Endoscopia Avançada do País, no Hospital Lusíadas Lisboa. Esta é uma aposta única a nível nacional no âmbito da Patologia Digestiva, que reúne os meios técnicos mais avançados e profissionais qualificados para o diagnóstico e tratamento de doenças graves como os cancros colorretal, do estômago e do pâncreas, ou a obesidade.

Equipado com os mais modernos aparelhos endoscópicos a nível mundial e composto por uma equipa de profissionais diferenciados, o Centro de Endoscopia Avançada de Lisboa (CEAL) possibilita a realização de um vasto conjunto de exames endoscópicos que permitem identificar todo o espectro de doenças digestivas benignas e malignas.

Para além da capacidade de diagnóstico preventivo, o CEAL promove o tratamento de lesões oncológicas precoces, como a remoção de tumores em fase inicial, sem necessidade de cirurgia, através de técnicas diferenciadas, assim como os meios mais avançados de paliação oncológica endoscópica.

A criação de protocolos com profissionais de outras áreas, como Radiologia, Anatomia Patológica, Oncologia, Radioterapia e Cirurgia, dá origem a uma “Via Verde Oncológica”, através da qual os doentes passam a ter acesso, num prazo de sete dias após o diagnóstico, a um parecer interdisciplinar com indicação da extensão do tumor e com solução terapêutica integrada.

“Pela primeira vez em Portugal, o CEAL concentra os melhores meios de diagnóstico e tratamento de doenças graves do foro digestivo. Juntando esse facto a uma equipa clínica com provas dadas na vertente assistencial, estou certo de que temos todas as condições para dar uma resposta atempada e de qualidade aos desafios que enfrentamos nesta especialidade", afirma o Dr. David Martins Serra, Coordenador do Centro de Endoscopia Avançada de Lisboa.

Simultaneamente, o Hospital Lusíadas Lisboa cria uma Unidade de Prevenção do Cancro Colorretal (Clínica do Pólipo) com consultas especializadas, realizadas em simultâneo por gastroenterologistas e cirurgiões, para diagnóstico, tratamento e aconselhamento sobre pólipos ou lesões colorretais.

Outra área de destaque no CEAL é a Terapêutica Endoscópica da Obesidade, ao disponibilizar a inovadora cirurgia endoscópica minimamente invasiva, que permite tratar de casos de Obesidade tipo I e II, através de uma simples endoscopia, sem qualquer incisão cirúrgica abdominal.

Image
ceal