07 Outubro 2024
Lusíadas Knowledge Center junta especialistas para primeira edição das Jornadas da Dor
A Lusíadas Knowledge Center, associação responsável pelo ensino e investigação do Grupo Lusíadas Saúde, vai realizar a primeira edição das Jornadas da Dor do Grupo Lusíadas Saúde nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no Algarve. A iniciativa pretende reunir profissionais de saúde num espaço de discussão e partilha de conhecimento sobre as mais recentes terapêuticas e avanços no tratamento da dor crónica e aguda.
Durante dois dias, o Dom Pedro Vilamoura Hotel Resort & Golf vai receber esta iniciativa que contará com um programa diferenciador, mesas-redondas e workshops onde serão abordados temas atuais e disruptivos da especialidade da Medicina da Dor, debatidos por convidados conceituados na área da saúde. Os profissionais de saúde e estudantes interessados poderão inscrever-se no website oficial da iniciativa.
Entre os principais temas discutidos nas I Jornadas da Dor do Grupo Lusíadas Saúde estão os desafios da dor crónica, o futuro da Medicina da Dor, o papel da Inteligência Artificial no diagnóstico e no tratamento da dor crónica, a ligação entre a dor e as especialidades de Neurologia e Psiquiatria, a gestão da dor musculoesquelética, a importância do diagnóstico na decisão terapêutica, bem como a literacia sobre a dor em Portugal e na comunidade.
“A decisão de realizar um evento científico focado na Medicina da Dor surgiu de uma necessidade identificada entre os pares para suportar o processo de melhoria da abordagem e do tratamento da dor. É certo que a dor, especialmente a crónica, afeta significativamente a qualidade de vida de milhares de pessoas, e sentimos que era nosso dever criar um espaço catalisador de inovação, onde profissionais de saúde de excelência pudessem partilhar as mais recentes práticas clínicas nesta matéria”, explica Eduarda Reis, Chief Medical Officer do Grupo Lusíadas Saúde.
A primeira edição das Jornadas da Dor do Grupo Lusíadas Saúde conta com o apoio científico da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Fibromialgia, e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.