Lusiadas.pt > Notícias > Lusíadas Saúde assegura serviço médico do Rock in Rio Lisboa pela terceira edição consecutiva

11 Maio 2022

Lusíadas Saúde assegura serviço médico do Rock in Rio Lisboa pela terceira edição consecutiva

O serviço médico do Rock in Rio Lisboa 2022 está novamente a cargo da Lusíadas Saúde. No total dos quatro dias do evento, o Hospital do Rock conta com a colaboração de cerca de 200 profissionais de saúde em representação de todas as unidades Lusíadas, de Norte a Sul do País.

Estes profissionais integram as 11 Equipas distribuídas pelo Parque da Bela Vista e as infraestruturas de assistência fixas do dispositivo médico: um centro médico; um posto de saúde; e quatro ambulâncias.

O dispositivo médico contempla um centro médico, constituído por gabinete e sala de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia. O posto de saúde presta assistência a situações clínicas menos complexas. Das 11 Equipas no terreno, oito incluem suporte básico de vida e três acautelam suporte avançado de vida. As ambulâncias estão estrategicamente posicionadas para suportarem a ação das Equipas no terreno.

A Equipa de coordenação clínica do Rock in Rio 2022 é assegurada por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Lisboa: Sofia Lourenço, coordenadora do atendimento urgente de adultos, Rui Dias, enfermeiro coordenador do Internamento Médico-Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório, e Bruno Matos, enfermeiro diretor. Um dos coordenadores da Lusíadas Saúde integra o Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio.

A Lusíadas Saúde volta a ser parceira do Rock in Rio, garantindo a qualidade e a excelência da prestação dos cuidados de saúde a todos os envolvidos no maior evento de música e entretenimento, aos festivaleiros, aos artistas e ainda às Equipas envolvidas neste projeto. Por um lado, esta terceira edição consecutiva de parceria reflete a confiança depositada nos serviços da Lusíadas Saúde. Por outro, traduz o alinhamento entre duas empresas comprometidas quer com a saúde e o bem-estar geral dos portugueses, quer com o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico e social das comunidades onde estão inseridas”, afirma Vasco Antunes Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde.

“No Rock in Rio, uma das prioridades sempre foi a saúde e segurança do nosso público e a Lusíadas Saúde é o parceiro certo nessa área. Esta edição a ansiedade é enorme e, por isso, vamos começar a relembrar desde cedo aquelas dicas básicas que não devem ser descuradas por ninguém, como passar protetor solar, levar chapéu, beber muita água, usar sapatos adequados, entre outras. Tudo isto é de extrema relevância sobretudo para podermos ter uma ótima experiência do festival”, acrescenta Roberta Medina, Vice-presidente Executiva do Rock in Rio.

Na última edição, em 2018, registou-se um total de 821 ocorrências nos quatro dias do evento e 72% dos atendimentos realizaram-se nos postos fixos (centro médico e posto de saúde). As cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto) e lesões osteoarticulares foram as ocorrências diagnosticadas mais frequentes.

Em 2022, a comunicação da Lusíadas Saúde durante o evento estará alinhada com a política de responsabilidade social do grupo, refletindo a aposta na Inclusão & Diversidade – num stand criado de raiz com a preocupação de garantir a acessibilidade a todos (Lusíadas For ALL) –; o compromisso com a Sustentabilidade – evento paper free através do recurso a uma aplicação informática de registo de ocorrências médicas em tempo real –; e a promoção de vidas saudáveis – com a aposta na materialização do claimDá voz à tua saúde”.