11 Maio 2022

Lusíadas Saúde assegura serviço médico do Rock in Rio Lisboa pela terceira edição consecutiva

O serviço médico do Rock in Rio Lisboa 2022 está novamente a cargo da Lusíadas Saúde. No total dos quatro dias do evento, o Hospital do Rock conta com a colaboração de cerca de 200 profissionais de saúde em representação de todas as unidades Lusíadas, de Norte a Sul do País.

Estes profissionais integram as 11 Equipas distribuídas pelo Parque da Bela Vista e as infraestruturas de assistência fixas do dispositivo médico: um centro médico; um posto de saúde; e quatro ambulâncias.

O dispositivo médico contempla um centro médico, constituído por gabinete e sala de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia. O posto de saúde presta assistência a situações clínicas menos complexas. Das 11 Equipas no terreno, oito incluem suporte básico de vida e três acautelam suporte avançado de vida. As ambulâncias estão estrategicamente posicionadas para suportarem a ação das Equipas no terreno.

A Equipa de coordenação clínica do Rock in Rio 2022 é assegurada por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Lisboa: Sofia Lourenço, coordenadora do atendimento urgente de adultos, Rui Dias, enfermeiro coordenador do Internamento Médico-Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório, e Bruno Matos, enfermeiro diretor. Um dos coordenadores da Lusíadas Saúde integra o Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio.

A Lusíadas Saúde volta a ser parceira do Rock in Rio, garantindo a qualidade e a excelência da prestação dos cuidados de saúde a todos os envolvidos no maior evento de música e entretenimento, aos festivaleiros, aos artistas e ainda às Equipas envolvidas neste projeto. Por um lado, esta terceira edição consecutiva de parceria reflete a confiança depositada nos serviços da Lusíadas Saúde. Por outro, traduz o alinhamento entre duas empresas comprometidas quer com a saúde e o bem-estar geral dos portugueses, quer com o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico e social das comunidades onde estão inseridas”, afirma Vasco Antunes Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde.

“No Rock in Rio, uma das prioridades sempre foi a saúde e segurança do nosso público e a Lusíadas Saúde é o parceiro certo nessa área. Esta edição a ansiedade é enorme e, por isso, vamos começar a relembrar desde cedo aquelas dicas básicas que não devem ser descuradas por ninguém, como passar protetor solar, levar chapéu, beber muita água, usar sapatos adequados, entre outras. Tudo isto é de extrema relevância sobretudo para podermos ter uma ótima experiência do festival”, acrescenta Roberta Medina, Vice-presidente Executiva do Rock in Rio.

Na última edição, em 2018, registou-se um total de 821 ocorrências nos quatro dias do evento e 72% dos atendimentos realizaram-se nos postos fixos (centro médico e posto de saúde). As cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto) e lesões osteoarticulares foram as ocorrências diagnosticadas mais frequentes.

Em 2022, a comunicação da Lusíadas Saúde durante o evento estará alinhada com a política de responsabilidade social do grupo, refletindo a aposta na Inclusão & Diversidade – num stand criado de raiz com a preocupação de garantir a acessibilidade a todos (Lusíadas For ALL) –; o compromisso com a Sustentabilidade – evento paper free através do recurso a uma aplicação informática de registo de ocorrências médicas em tempo real –; e a promoção de vidas saudáveis – com a aposta na materialização do claimDá voz à tua saúde”.