02 Junho 2023

Lusíadas Saúde colabora com SNS em partos encaminhados pelo INEM

Direção Executiva do SNS estabelece, no protocolo de cooperação com o setor privado, as condições de acesso das utentes grávidas do SNS ao Hospital Lusíadas Lisboa.

A Lusíadas Saúde estará a colaborar com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na realização de partos a utentes grávidas, acompanhadas nos hospitais / centros hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Esta cooperação pretende garantir uma resposta integrada do sistema ao atual enquadramento, excecional e adverso, dos blocos de partos dos hospitais públicos.

A maternidade do Hospital Lusíadas Lisboa receberá estas utentes respeitando integralmente as condições definidas no protocolo de cooperação pela Direção Executiva do SNS: 

1. A referenciação é feita única e exclusivamente por parte do INEM, o que significa que as utentes grávidas acompanhadas nos hospitais/centros hospitalares do SNS, na área da Lisboa e Vale do Tejo, não poderão dirigir-se, por sua iniciativa, para o Hospital Lusíadas Lisboa.

2. Apenas podem ser referenciadas utentes com gravidez acima das 36 (trinta e seis) semanas, sem patologia grave previamente identificada, que possam antecipar a necessidade de cuidados intensivos de adultos ou de unidades de cuidados intensivos neonatais.

Este protocolo foi assinado com a Direção Executiva do SNS, a Administração Central do Sistema de Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o INEM.

A Lusíadas responde, uma vez mais, às necessidades da população portuguesa, servindo assim o sistema nacional de saúde, numa altura em que o Hospital Lusíadas Lisboa regista uma elevada procura.