31 Agosto 2023

Lusíadas Saúde Porto Sailing regressa a Vila Nova de Gaia de 9 a 10 de setembro

O mais emblemático evento de vela a Norte de Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, estará de regresso à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 9 e 10 de setembro. A competição desportiva contará com o serviço médico oficial da Lusíadas Saúde que irá, também, promover pelo terceiro ano consecutivo uma regata inclusiva.

O evento, organizado em parceria com a BBDouro, conta com duas importantes provas: a Women on Water, a única regata com uma tripulação exclusivamente feminina em Portugal, que é disputada em embarcações da classe J70 e faz parte das provas de qualificação nacional para a final mundial desta categoria, e a 13.ª edição da Regata do Infante, que se trata da maior regata de embarcações tipo cruzeiro no Norte de Portugal. A única regata com chegada na zona histórica da ribeira do Porto e Vila Nova de Gaia contou, em 2022, com 55 embarcações, num total de mais de 300 velejadores de várias zonas do País.

Para assegurar os cuidados adequados a todos os participantes, a Lusíadas Saúde Porto Sailing irá contar com um serviço médico oficial assegurado por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Porto.

Ao mesmo tempo, e cumprindo o objetivo de tornar o desporto acessível a todos, o Barco Lusíadas For All, o primeiro catamaran no mundo desenvolvido em Portugal que permite alargar a prática de vela a todos, voltará a marcar presença na Regata do Infante, reforçando a preocupação e aposta do grupo Lusíadas Saúde na área da Diversidade e Inclusão. O Lusíadas For All volta a ser tripulado pela Associação “Sim, Somos Capazes”, um projeto de inovação social para jovens com talentos especiais que estreou esta regata na sua primeira edição, em 2021. Para além desta organização, também a CerciGaia, a Delegação do Porto da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Associação Salvador, a Oficina de São José, a Crescer Ser - Casa do Vale, e a Focus – C.R.L. marcarão presença.

Para Joana Menezes, CEO do Hospital Lusíadas Porto, “a promoção da inclusão e diversidade é um dos princípios fundamentais defendidos pela Lusíadas Saúde, no qual temos vindo a trabalhar e investir, com o objetivo de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades. Desta forma, não poderíamos deixar de voltar a fazer parte deste evento, onde temos a possibilidade de apoiar o desporto e, também, tornar acessível a prática desportiva a toda a população, através do Barco Lusíadas For All, que ilustra o nosso compromisso para com a sociedade e criação de igualdade na mesma”.

A par da preocupação com a inclusão, a Lusíadas Saúde Porto Sailing deste ano também tem como foco a sustentabilidade, pelo que a preservação e consciencialização ambiental serão um pilar fundamental deste evento, através da não utilização de plásticos de uso único e a adoção de práticas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Lusíadas Porto Sailing estará certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, que distingue a organização de eventos baseada em materiais sustentáveis, em todas as suas dimensões. A par desta certificação, será realizada uma recolha de lixo, com a colaboração de voluntários, na zona adjacente à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

Image
Lusíadas Saúde Porto Sailing regressa a Vila Nova de Gaia de 9 a 10 de setembro