11 Janeiro 2022

Lusíadas Saúde realiza cirurgias torácicas robóticas uniportais pela primeira vez em Portugal

Intervenções lideradas pela equipa que lançou esta técnica a nível mundial

O Grupo Lusíadas Saúde realizou, na passada sexta-feira no Hospital Lusíadas Lisboa, as primeiras cirurgias torácicas robóticas uniportais em Portugal.

Estas cirurgias torácicas robóticas uniportais - por uma única incisão - aumentam a precisão do ato cirúrgico e aceleram a recuperação dos doentes com patologias complexas.

Depois de a Lusíadas Saúde ter reforçado o seu investimento em inovação com a aquisição do sistema Da Vinci, tecnologia mais avançada para cirurgia robótica assistida, o Hospital Lusíadas Lisboa alcança agora um novo marco com a aplicação da técnica uniportal, com inúmeras vantagens para os pacientes, para os cirurgiões e para o sistema hospitalar.

A técnica de porta única foi implementada pela primeira vez a nível mundial pelos Cirurgiões Cardiotorácicos Javier Gallego, Coordenador de Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa, e Diego Gonzalez Rivas há 10 anos. Já a cirurgia torácica robótica uniportal só tinha sido realizada na Corunha pela mesma equipa de especialistas em setembro do ano passado. 

Em Portugal, no Hospital Lusíadas Lisboa, os cirurgiões Javier Gallego e Diego Gonzalez Rivas realizaram agora a ressecção de um tumor do mediastino anterior e uma lobectomia pulmonar para tratamento de um cancro do pulmão. 

“Os excelentes resultados do pós-operatório indicam que demos um grande passo na recuperação dos doentes, por haver uma única incisão de três centímetros, e ainda pela precisão do robot permitir aceder a lugares inacessíveis na cirurgia toracoscópica. A isto somamos a melhor visibilidade para o cirurgião, que está sentado numa consola com imagem de alta definição em 3D, com maior campo de visão e a aplicar uma menor invasão cirúrgica, permitindo uma maior segurança para o doente”, refere Javier Gallego, Coordenador da Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa.

Estas cirurgias torácicas robóticas uniportais são mais um exemplo do compromisso do Grupo Lusíadas Saúde com a implementação das práticas mundiais mais inovadoras.
 

Image
robotica