Lusiadas.pt > Notícias > Lusíadas Saúde realiza cirurgias torácicas robóticas uniportais pela primeira vez em Portugal

11 Janeiro 2022

Lusíadas Saúde realiza cirurgias torácicas robóticas uniportais pela primeira vez em Portugal

Intervenções lideradas pela equipa que lançou esta técnica a nível mundial

O Grupo Lusíadas Saúde realizou, na passada sexta-feira no Hospital Lusíadas Lisboa, as primeiras cirurgias torácicas robóticas uniportais em Portugal.

Estas cirurgias torácicas robóticas uniportais - por uma única incisão - aumentam a precisão do ato cirúrgico e aceleram a recuperação dos doentes com patologias complexas.

Depois de a Lusíadas Saúde ter reforçado o seu investimento em inovação com a aquisição do sistema Da Vinci, tecnologia mais avançada para cirurgia robótica assistida, o Hospital Lusíadas Lisboa alcança agora um novo marco com a aplicação da técnica uniportal, com inúmeras vantagens para os pacientes, para os cirurgiões e para o sistema hospitalar.

A técnica de porta única foi implementada pela primeira vez a nível mundial pelos Cirurgiões Cardiotorácicos Javier Gallego, Coordenador de Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa, e Diego Gonzalez Rivas há 10 anos. Já a cirurgia torácica robótica uniportal só tinha sido realizada na Corunha pela mesma equipa de especialistas em setembro do ano passado. 

Em Portugal, no Hospital Lusíadas Lisboa, os cirurgiões Javier Gallego e Diego Gonzalez Rivas realizaram agora a ressecção de um tumor do mediastino anterior e uma lobectomia pulmonar para tratamento de um cancro do pulmão. 

“Os excelentes resultados do pós-operatório indicam que demos um grande passo na recuperação dos doentes, por haver uma única incisão de três centímetros, e ainda pela precisão do robot permitir aceder a lugares inacessíveis na cirurgia toracoscópica. A isto somamos a melhor visibilidade para o cirurgião, que está sentado numa consola com imagem de alta definição em 3D, com maior campo de visão e a aplicar uma menor invasão cirúrgica, permitindo uma maior segurança para o doente”, refere Javier Gallego, Coordenador da Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa.

Estas cirurgias torácicas robóticas uniportais são mais um exemplo do compromisso do Grupo Lusíadas Saúde com a implementação das práticas mundiais mais inovadoras.