04 Setembro 2024
Lusíadas Saúde é o serviço médico oficial do Festival F
A Lusíadas Saúde está de volta ao Festival F, em Faro, para assegurar, pela quinta edição consecutiva, o serviço médico oficial deste que é considerado o último grande festival de verão em Portugal.
De 5 a 7 de setembro, os mais de 40 mil festivaleiros terão ao seu dispor um serviço de assistência clínica com uma equipa de três enfermeiros e um médico especialista em emergência médica em permanência no recinto do festival durante os três dias de espetáculos, entre as 18 e as 5 horas.
A dar suporte à equipa clínica da Lusíadas Saúde estarão duas ambulâncias e uma moto-maca, que estarão posicionadas estrategicamente para suportar a ação da equipa e agilizar a assistência necessária na resposta a situações de primeiros socorros comuns nesta tipologia de eventos, tais como quedas, suturas ou vómitos.
Em caso de necessidade de cuidados, os festivaleiros serão levados até ao Posto Médico Avançado, ou poderão dirigir-se diretamente até lá.
“O Algarve é cada vez mais uma região estratégica para o nosso Grupo, e uma geografia onde queremos apostar no alargamento da nossa oferta de cuidados de saúde de excelência, quer no contexto hospitalar/clínico, quer fora deste, nomeadamente em cenários onde existem necessidades específicas de assistência, como festivais, eventos desportivos e outro tipo de iniciativas. No caso do Festival F (e outros semelhantes), o nosso papel passa por prestar uma assistência rápida e eficaz, mas também por sensibilizar a população para os cuidados que devem ter para melhor aproveitarem o programa do festival”, refere Joana Menezes, Chief Operations Officer (COO) da área hospitalar do Grupo Lusíadas Saúde.
Nesta nona edição do festival, o serviço médico oficial da Lusíadas Saúde será coordenado pelas enfermeiras Débora Chaves e Patrícia Monteiro (da Direção de Enfermagem do Hospital Lusíadas Albufeira e Hospital Lusíadas Vilamoura, respetivamente), pelos médicos Hipólito Nzwalo e Sara Freitas (Direção Clínica do Hospital Lusíadas Albufeira e Hospital Lusíadas Vilamoura, respetivamente) e ainda pelo Coordenador do Serviço de Atendimento Permanente do Cluster, Carlos Candeias, em parceria, durante toda a prestação dos cuidados, com a Proteção Civil do Município de Faro.