26 Novembro 2021

Lusíadas Saúde e Universidade Europeia estabelecem parceria para reforçar Ciências da Saúde

O Grupo Lusíadas Saúde e a Universidade Europeia estabeleceram uma parceria com o objetivo comum de reforçar o ensino e a investigação na área das Ciências da Saúde, permitindo o seu fomento e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados à população. Hoje teve lugar a tomada de posse da Comissão de Coordenação, à qual compete assegurar o cumprimento dos pressupostos do protocolo estabelecido.

Esta é uma área estratégica para a Universidade Europeia que, nos próximos tempos, prevê um investimento significativo na área da Saúde em Portugal (tecnologia, inovação, capital humano e novos programas), permitindo a formação de profissionais qualificados para ir ao encontro das necessidades da própria sociedade portuguesa.

Esta aposta na área de Ciências da Saúde em Portugal advém de um conhecimento profundo que a Universidade Europeia tem adquirido nos últimos anos, a nível ibérico, através da abordagem One Health (Saúde Humana, Animal e Ambiental) e de um vasto portefólio de programas (Biomedicina, Veterinária, Medicina Dentária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nutrição, entre outros), assim como uma aprendizagem experiencial única e infraestruturas inovadoras, sendo disso exemplos o hospital simulado, um centro de formação clínica, investigação e inovação pedagógica que dispõe de tecnologia de ponta, ou o uso de realidade aumentada nas aulas.

Os estudantes de Ciências da Saúde devem ter acesso a uma formação profissional e académica em ambiente especializado hospitalar, capaz de assegurar uma interligação entre a prática clínica e as atividades de ensino, formação e investigação. A parceria entre a nossa instituição e o Grupo Lusíadas Saúde permite concretizar este desiderato e diferenciar a nossa oferta educativa”, salienta a Reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

A Lusíadas Saúde tem vindo a apostar consistentemente no ensino com o intuito de se tornar um centro de referência nacional e internacional em educação, formação, investigação e inovação clínica. Este Protocolo de Cooperação com a Universidade Europeia é mais uma materialização desse desígnio, através do desenvolvimento futuro de projetos à escala europeia”, acrescenta o CEO do Grupo Lusíadas Saúde, Vasco Antunes Pereira.

Outros objetivos desta parceria são o alargamento do número de profissionais qualificados que acedem a uma carreira universitária, a inclusão das atividades de ensino, docência e formação profissional pós-graduada, tendo em vista a valorização e melhoria contínua do desempenho profissional, e o incremento das atividades de investigação através da promoção de um crescente número de projetos de dimensão nacional e internacional.

A Lusíadas Saúde é um dos principais grupos privados de referência a atuar no setor da Saúde em Portugal, através de uma rede integrada de prestação de cuidados de saúde que incorpora unidades hospitalares e clínicas ambulatórias, entre os quais, o Hospital Lusíadas Lisboa, a Clínica de Stº. António, o Hospital Lusíadas Porto, o Hospital Lusíadas Braga, o Hospital Lusíadas Albufeira, as Clínicas Lusíadas Gaia, Almada, Oriente, Faro, Fórum Algarve, e o Hospital de Cascais em regime de parceria público-privada. Estas unidades disponibilizam valências técnicas e tecnológicas, médicas e cirúrgicas, estando equipadas com as mais recentes inovações tecnológicas ao nível de equipamentos e das tecnologias e sistemas de informação, designadamente, equipamento de diagnóstico e tratamento e técnicas cirúrgicas de vanguarda, em instalações modernas e equipadas segundo os mais elevados padrões de qualidade, segurança, conforto, funcionalidade e certificação.

A Universidade Europeia prossegue, assim, a missão de formar profissionais preparados para dar resposta às exigências de um mundo cada vez mais global, desempenhando um papel ainda mais ativo e predominante no desenvolvimento das sociedades e na formação de cidadãos.

Image
Grupo Lusíadas Saúde e a Universidade Europeia estabelecem parceria